Assessment e Desenvolvimento do Talento nas Organizações - NOVA

Assessment e Desenvolvimento do Talento nas Organizações - NOVA
Assessment e Desenvolvimento do Talento nas Organizações - NOVA
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

 

 

A gestão do talento (talent management) é um dos temas recentes mais abordados na literatura especializada sobre Gestão de Recursos Humanos. O interesse pelo tema tem crescido em paralelo com o esforço feito pelas organizações em adotarem as melhores práticas na gestão dos seus talentos, nomeadamente na avaliação e desenvolvimento dos colaboradores de elevado potencial que desempenham funções críticas para a sustentação e projeção organizacional. Este interesse justifica por si só a criação de uma formação especializada, com uma adequada interligação entre os modelos teóricos e a sua implementação organizacional. O curso de formação especializada permite a aquisição das competências essenciais para a avaliação e desenvolvimento dos colaboradores de elevado potencial nas organizações, focando-se nas suas características motivacionais e competências pessoais e profissionais.

 

A avaliação do talento pressupõe uma abordagem multidimensional (desde as aptidões cognitivas às emoções e personalidade), assente em métodos e técnicas de avaliação diversificados (por exemplo, assessment centres) que permitam analisar com rigor como o colaborador consegue afetar os seus recursos cognitivos e emocionais no desempenho presente e prever com validade o seu desempenho futuro. Por outro lado, o desenvolvimento dos talentos coloca-se muito para além dos programas convencionais de formação, assentando em planos de desenvolvimento pessoal e profissional personalizados, como sejam as novas metodologias de coaching, mentoring e teaching para promover e sustentar a aprendizagem individual.

 

A Pós-Graduação em Assessment e Desenvolvimento do Talento nas Organizações, apresenta-se como uma oferta especializada com uma forte relação entre os conteúdos teóricos e a componente prática, assumindo um carácter de maior especialização na área da gestão de recursos humanos, contrastando com outro tipo de formação eminentemente generalista.

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O curso tem duração de oito meses (19.5 ECTS) com carga horária total de 134,5 horas. A conclusão confere um diploma de Pós-Graduação em Assessment e Desenvolvimento do Talento nas Organizações.

Objectivos do Curso

O objetivo geral do Curso é capacitar os formandos para conceberem e conduzirem processos de assessment e apoiar, de forma direta ou indireta, a elaboração de planos de desenvolvimento individual.

 

Competências a desenvolver:

  • A frequência desta formação possibilita a aquisição de competências tanto ao nível do enquadramento global da gestão estratégica de pessoas e do talento organizacional, como de áreas mais específicas e operacionais da gestão, como seja a gestão por competências e a sua avaliação objetiva, a elaboração, monitorização e avaliação de planos individuais de desenvolvimento, a conceção e implementação na organização de programas de coaching e de mentoring, e as melhores práticas para apoiar os gestores e chefias de equipa na atração, desenvolvimento e retenção de colaboradores.
  • O modelo formativo proposto para o curso é diversificado incluindo sessões temáticas com conferencistas convidados, unidades curriculares teórico-práticas, realização de estudos de caso, desenvolvimento de trabalhos e projetos por parte dos formandos para aplicarem e consolidarem as aprendizagens e, ainda, seminários temáticos com a presença de empresas especializadas em avaliação de recursos humanos.
  • A conclusão do curso está sujeito a avaliação em três blocos de disciplinas e apresentação de um projeto por parte dos formandos.

Horário do Curso

O Curso* tem início em 10 de Outubro de 2017 e duração de oito meses. As Unidades Curriculares terão um horário pós-laboral, duas vezes por semana (3ª e 5ª feiras, das 19h00 às 22h30).

 

 

*A abertura do Curso está condicionada a um número mínimo de inscrições

Corpo Docente

Bruno Soares Rodrigues
(ISPA - Instituto Universitário)

 

Francisco Cesário
(ISPA-Instituto Universitário)

 

Ferreira Cascão
(Ex-Director do IPAM e da Formação de Executivos na EU)

 

João Antunes
(Sovena)

 

Maria João Gouveia
(ISPA-Instituto Universitário)

 

Margarida Barreto
(ex-Diretora de RH´s da MSD)

 

Miguel Faro Viana
(ISPA-Instituto Universitário; Infraestruturas de Portugal)

 

Paula Soares Madeira
(Human Emotions)

 

Rui Bártolo-Ribeiro
(ISPA-Instituto Universitário)

Destinatários

Este curso destina-se essencialmente a Técnicos e Gestores de recursos humanos com formação em Psicologia ou em Gestão de Recursos Humanos (licenciatura ou mestrado) ou com formação noutras áreas de especialização (licenciatura ou mestrado), preferencialmente com o mínimo de 3 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos, que desejem adquirir, desenvolver e consolidar competências nas metodologias e técnicas de avaliação e desenvolvimento de pessoas.

Avaliação

Será feita uma avaliação de conhecimentos no final de cada módulo do programa, compreendendo o 4º módulo o desenvolvimento pelos alunos de um projeto de assessment e desenvolvimento.

Candidaturas, Matrícula e Propinas

Candidaturas e Inscrições:

1ª fase: até 30 de junho de 2017, com 50% de desconto na Taxa de Candidatura e 50% no valor da matrícula.


2ª fase: até 20 de setembro de 2017*.

 

 

Taxa de candidatura: 100 euros (Não aplicável a alunos ou diplomados pelo ISPA)
Matrícula/Inscrição Anual: 355 euros
Propina Anual: 1.800 euros (ou pagamento em 8 prestações mensais no valor de 225 euros cada)

 

 


Desconto de 10% nas propinas para associados da APG - Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas

 

Instituições, empresas ou outras organizações que pretendam oferecer aos seus colaborares este curso de pós-graduação poderão beneficiar de condições especiais a acordar caso a caso. Para o efeito a organização poderá contactar-nos para fa@ispa.pt