Literacia em Saúde. Modelos, estratégias e intervenção - 2ª edição

Literacia em Saúde. Modelos, estratégias e intervenção  - 2ª edição
Literacia em Saúde. Modelos, estratégias e intervenção  - 2ª edição
Patrocínio científico: Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Apresentação do Curso

Esta pós-graduação de especialização tem como objetivo capacitar, desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos profissionais nesta área emergente atualmente integrada no Programa Nacional de Saúde em Portugal.

 

Esta especialização visa proporcionar aos participantes uma compreensão analítica da diversidade de soluções existentes para o desenvolvimento da literacia em saúde em Portugal, dotando-os de um conjunto de competências e conhecimentos e de instrumentos e ferramentas para aplicação e adaptação às situações específicas em saúde.

 

Para uma mais eficaz mediação na gestão de conflitos em saúde serão analisadas as técnicas mais adequadas para melhorar os processos de comunicação entre os vários intervenientes na saúde, seja entre os profissionais e estes e o paciente, nomeadamente nas questões da segurança em saúde, seja em organizações públicas ou privadas e intra e entre equipas de trabalho multiprofissionais.

 

Neste curso serão também abordados os processos fundamentais do comportamento humano subjacentes aos processos de aprendizagem e de compreensão tanto do individuo como do coletivo, fulcrais do bem-estar e qualidade de vida. Esta especialização permite de forma inequívoca uma estruturada capacitação do profissional da área da saúde.

 

Tendo por base uma visão holística da relação humana, o plano de estudos tem um caráter interdisciplinar, beneficiando de conceitos, modelos, teorias e técnicas de diferentes áreas científicas. Em paralelo, o curso acentua uma aprendizagem experiencial, ativa e aberta ao espaço relacional.

 

 

Com a participação especial, na abertura, da referência internacional KRISTINE SORENSEN (Univ. Maastricht):

 

 

Ao inscrever-se neste curso de Literacia em Saúde, está a enfrentar o desafio e será uma parte ativa do movimento de mudança social que conquista novas fronteiras de Literacia em saúde. A sua escolha e a sua voz são fundamentais para nos ajudar a não deixar ninguém para trás.

 

 

Kristine Sorensen
Global Health Literacy Academy

 

 

Health literacy – a crucial professional skill for health in the 21st century
Health literacy entails the ability to access, understand, appraise and apply information concerning healthcare, disease prevention and health promotion to maintain and promote quality of life during the life course[i]. Acknowledging that the response to health literacy challenges is essential for providing to provide people-centred care, a growing number of health professionals have begun to address system-level factors to support patients, clients and consumers in making informed health decisions concerning treatment, prevention and promotion[ii].
To embrace health literacy at the system level, Brach and her colleagues[iii], have suggested ten attributes that characterise health literacy-friendly organisations. Among the ten attributes, one attribute focusses on the ability of healthcare organisation to prepare the workforce to be health literate and monitor their progress. By providing comprehensive training, educational institutions and healthcare organisations can create a culture in which all staff helps to create health literacy-friendly environments.
However, it is a challenging responsibility for health professionals to integrate peoples´ health literacy as part of people-centred care. Working in a health system which is under financial pressure and focusing on costs of services rather than human costs, calls for new perspectives on how to work with patients and people in the broader society. The new perspectives include possessing the drive to change status quo; knowing the scope and scale of the impact of health literacy in people´s lives; being able to set the direction for the change; recognizing the importance of dialogue and how communication and culture are interlinked; and lastly to integrate human dignity as a starting point for health professionals commitment to do good for the patients and for the public in general.
Health literacy is a crucial professional skill for health in the 21st century. It is evident, measurable and feasible and it can make a difference for people, for communities and for societies[iv]. It is relevant for all professionals engaged to improve the lives of others.
Welcome! By signing up to this health literacy course you are facing the challenge and you will be an active part of the social change movement conquering new health literacy frontiers. Your choice and your voice are instrumental in helping us to leave no one behind!

 

 

 

 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O curso tem duração de 10 meses (40 ECTS) com carga horária total de 158 horas. A conclusão confere um diploma de Pós-Graduação de Especialização em Literacia em Saúde: Modelos, Estratégias e Intervenção.

Objectivos do Curso

  • Capacitar e envolver, influenciar e apoiar decisões em saúde
  • Desenvolver competências para a elaboração de planos e projetos em saúde que promovam a literacia em saúde
  • Desenvolver ações de promoção de estilos de vida saudável
  • Desenvolver competências na mediação e gestão de conflitos
  • Fomentar as aptidões e técnicas que promovam a mudança de atitudes e comportamentos em saúde
  • Desenvolver competências e estratégias comunicacionais e de informação para melhoria da literacia em saúde do cidadão 
  • Propor soluções de maior interatividade e competências digitais que promovam uma maior literacia em saúde

 

Tendo em conta o atual Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados (Despacho n.º 3618-A/2016, de 10 de março), esta pós-graduação visa ainda:

 

- Contribuir para a melhoria da educação para a saúde, literacia e autocuidados da população, promovendo a cidadania em saúde, tornando as pessoas mais autónomas e responsáveis em relação à sua saúde, à saúde dos que delas dependem e à da sua comunidade
- Promover um amplo acesso de todos os interessados à informação qualificada sobre boas práticas em educação para saúde, literacia e autocuidados
- Desenvolver e demonstrar a utilidade de novos projetos e instrumentos em domínios selecionados desta temática, que acrescentem valor às boas práticas já existentes

 

Competências a desenvolver

 

  • Adquirir, desenvolver e consolidar competências nas metodologias e técnicas de avaliação e desenvolvimento em literacia em saúde
  • Implementação nas organizações de programas de literacia em saúde, através de metodologias que permitam a conceção, elaboração, monitorização e avaliação de planos de ação
  • Desenvolver técnicas de linguagem assertiva e comportamento positivo para mudar comportamentos e atitudes
  • Potenciar o empowerment do cidadão nomeadamente nas competências digitais e contribuir para melhorar a educação para a saúde
  • Desenvolver estratégias de comunicação e informação em saúde para conseguir maior adesão terapêutica com utentes
  • Desenvolver técnicas para melhorar o relacionamento entre profissionais de saúde
  • Desenvolver competências para tornar exequíveis as orientações do Programa Nacional de Saúde, em particular o reforço do papel do cidadão e as estratégias de ativação do cuidador informal

Horário do Curso

O Curso* tem início em 17 de Novembro de 2018. Funcionará aos Sábados, das 10h00 às 14h00. Excepcionalmente, poderá haver aulas às 6ºas feiras em horário pós-laboral.

 

*A abertura do Curso está condicionada a um número mínimo de inscrições

Corpo Docente

Bruno Soares Rodrigues
(ISPA - Instituto Universitário)

 

Carlos Lopes
(ISPA-Instituto Universitário)

 

Catarina Ramos
(ISPA-Instituto Universitário)

 

Cristina Vaz de Almeida
(ISCSP, Universidade de Lisboa)

 

Fernando Barroso
(Centro Hospitalar de Setúbal)

 

Filipa Pinto Nunes
(ACES Arrábida)

 

Francisco George
(ex-Director Geral de Saúde)

 

Isabel Leal
(ISPA-Instituto Universitário)

 

Isabel Loureiro
(Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa)

 

José Mendes Nunes
(NOVA Medical School, Universidade Nova de Lisboa e ACES Cascais)

 

Kristine Sorensen
(Maastricht University)

 

Pedro Graça

(Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação Universidade do Porto)

 

Rui Gaspar
(Universidade do Algarve, FCHS; Universidade Catolica Portuguesa, FCHS & CRC-W)

 

Teresa Ferreira
(Psicóloga, Formadora na área comportamental em saúde ARS de Lisboa)

 

Victor Briga
(Coach e formador, Universidade do Porto)

Destinatários

Este curso destina-se a Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Médicos Dentistas, Higienistas Orais, Assistentes Sociais, Nutricionistas, Dietistas, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da Fala e outros técnicos de diagnóstico e terapêutica, Técnicos de Reabilitação e Inserção Social, Professores, Educadores, Ciências da Comunicação e a outros profissionais com formação noutras áreas de especialização (licenciatura ou mestrado).

Avaliação

A conclusão do curso está sujeita a avaliação em 3 momentos avaliativos:

 

  • 1º Momento – Relatório (Trabalho de grupo - 1º Semestre - 25%) 
  • 2º Momento – Relatório (Trabalho de grupo - 2º Semestre - 25%) 
  • 3º Momento – Projeto Individual (Final de Curso - 40%) 
  • Participação (10%)

Candidaturas, Matrículas e Propinas

Candidaturas e Inscrições:
1ª Fase: até 15 de Outubro de 2018, com 50% de desconto na Taxa de Candidatura e 50% no valor da matrícula;

2ª Fase: até 2 de Novembro de 2018*

*Poderão ser admitidas candidaturas e inscrições após a data limite definida para o efeito, quando autorizadas pela Direcção do Curso. Vagas para auditores livres: 3

 

Taxa de candidatura: 100 euros (Não aplicável a alunos ou diplomados pelo ISPA)
Matrícula/Inscrição Anual: 355 euros
Propina Anual: 1900 euros (ou pagamento em 10 prestações mensais no valor de 190 euros cada)

 

 

Desconto de 50% na taxa de candidatura e na matrícula, e desconto de 10% nas propinas para associados da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF)

Desconto de 10% nas propinas para associados Associação Portuguesa de Higienista Orais, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos, Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria (APIP) e Associação Nacional de Controlo de Infecção (ANCI)

 

 

 

Instituições, empresas ou outras organizações que pretendam oferecer aos seus colaboradores este curso de pós-graduação poderão beneficiar de condições especiais a acordar caso a caso. Para o efeito a organização poderá contactar-nos para fa@ispa.pt