Psicologia Comunitária - NOVA

Psicologia Comunitária - NOVA

Apresentação do Curso

 

Esta pós-graduação destina-se a profissionais com percurso de intervenção em contextos comunitários ou em programas de âmbito local, nacional ou internacional de intervenção ou suporte junto de pessoas ou grupos em situações de vulnerabilidade acrescida, como por exemplo pessoas em situação de sem-abrigo, pessoas com doença mental e/ou deficiência, sobreviventes de violência interpessoal, migrantes ou outras.
Está organizada no sentido de responder a necessidades concretas de formação para quem pretenda aprofundar ou atualizar conhecimentos no domínios científicos e áreas de intervenção em Psicologia Comunitária, e adquirir novas competências ancoradas em modelos teóricos e teórico-práticos que facilitem o desenvolvimento de práticas avançadas com base em evidência científica.

Considerando que na atualidade a prática profissional da Psicologia decorre em contextos comunitários diversificados e os profissionais são confrontados com propostas e desafios profissionais de intervenção direta junto de pessoas e grupos a viver em situações de exclusão, isolamento e/ou desvantagem persistente, torna-se relevante criar oportunidades de atualização, reflexão e sistematização do conhecimento atualizado no sentido de potenciar a eficácia e a eficiências destes programas ou intervenções.
As abordagens ecológicas, a integração dos métodos e técnicas de investigação na intervenção comunitária, bem como as práticas com base em evidência científica, constituem-se como um conjunto de elementos agregadores relevantes para sustentar práticas mais eficazes, eficientes e promotoras de resultados efetivos de desenvolvimento pessoal e comunitário.

Considerando que a Psicologia Comunitária tem vindo a ser considerada uma área de especialização avançada no domínio da Psicologia esta é uma proposta formativa que poderá suscitar o interesse de profissionais que, estando a desenvolver atividades em contextos comunitários não tenham tido oportunidades nos seus percursos formativos de aceder a formação especializada neste domínio.

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O curso tem duração de 10 meses (39 ECTS) com carga horária total de 156 horas. A conclusão confere um diploma de Pós-Graduação em Psicologia Comunitária

Objectivos do Curso

A Pós-Graduação em Psicologia Comunitária tem como objetivos o aprofundamento de modelos, teorias e técnicas que facilitem o exercício de atividades profissionais em contextos comunitários, bem como a conceção, operacionalização de trabalhos de investigação-ação nesta área, privilegiando métodos colaborativos e combinados (quantitativos/qualitativos).

O curriculum organizado está orientado para o desenvolvimento de trabalho na comunidade com indivíduos e/ou grupos em situação de vulnerabilidade acrescida, no sentido de criar novos desafios teóricos e práticos.

Procura-se desenvolver e/ou aprofundar um perfil profissional que dê respostas abrangentes a situações de exclusão diversificadas
Nesta pós-graduação procura-se também habilitar os seus participantes para o planeamento, a intervenção e a avaliação dos contextos comunitários de uma forma competente e especializada.

Horário do Curso

O Curso* tem início em 25 de Janeiro de 2019. Funcionará em horário pós-laboral, às 6ªas feiras (18h30/22h30) e aos sábados (9h30/12h30 e 13h30/16h30).

 

*A abertura do Curso está condicionada a um número mínimo de inscrições

Corpo Docente

Beatrice Sacchetto
(ISPA-Instituto Universitário)

 

Cynthia Paula
(Casa do Brasil)

 

Fátima Jorge Monteiro
(ISPA – Instituto Universitário, AEIPS)

 

Francesca Esposito
(ISPA –Instituto Universitário)

 

José Morgado
(ISPA – Instituto Universitário)

 

José Ornelas
(ISPA – Instituto Universitário)

 

Maria João Vargas Moniz
(ISPA – Instituto Universitário)

 

Paulo Martins
(Programa Housing First)

 

Raquel Cardoso
(ISPA – Instituto Universitário, AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência)

 

Sónia Amaral
(AEIPS)

 

Tânia Gaspar
(ANIMAR)

 

Telma Guerreiro
(TAIPA)

 

Teresa Duarte
(AEIPS)

Destinatários

Psicólogos com Licenciatura Pré-Bolonha ou Mestrado Integrado ou 2º Ciclo em Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Psicologia ou Ciências Psicológicas) e Licenciados (1ºciclo) em Ciências Psicológicas ou Psicologia.
Destina-se também a sociólogos, assistentes sociais, antropólogos, enfermeiros, técnicos de política social, animadores, técnicos de desenvolvimento comunitário, técnicos de reabilitação e outros profissionais da área das ciências sociais e humanas,

Candidaturas, Matrícula e Propinas

Candidaturas e Inscrições:
Até 11 de Janeiro de 2019*, com 50% de desconto na Taxa de Candidatura e 50% no valor da matrícula;

*Poderão ser admitidas candidaturas e inscrições após a data limite, quando autorizadas pela Direção do Curso. Vagas para auditores livres: 3

 

 

Taxa de candidatura: 100 euros (Não aplicável a alunos ou diplomados pelo ISPA)
Matrícula/Inscrição Anual: 355 euros
Propina Anual: 1800 euros (ou pagamento em 10 prestações mensais no valor de 180 euros cada)

 

 

Desconto de 10% nas propinas para associados da Sociedade Portuguesa de Psicologia Comunitária e profissionais das entidades da Federação Nacional das Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais (FNERDM) e Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria

 

Instituições, empresas ou outras organizações que pretendam oferecer aos seus colaborades este curso de pós-graduação poderão beneficiar de condições especiais a acordar caso a caso. Para o efeito a organização poderá contactar-nos para fa@ispa.pt