Encontro LITERACIA EM SAÚDE

Modelos, Estratégias e Intervenção

Com cerca de uma centena de participantes decorreu no passado dia 7 de Julho o 1º Encontro LITERACIA EM SAÚDE, organizado pela Pós-Graduação de LITERACIA EM SAÚDE. Modelos, Estratégias e Intervenção e que contou com a participação do Prof. Miguel Telo de Arriaga, Chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem Estar da Direção Geral de Saúde que abriu o Encontro com uma intervenção sobre Capacitação dos Profissionais de Saúde para uma Melhor Literacia em Saúde do Cidadão.

  

Seguidamente, o desenvolvimento do programa do evento consistiu na apresentação dos trabalhos de Projeto dos estudantes pós-graduados 2017/18, nomeadamente sobre:

 

Literacia em saúde nos media, Cecília Nunes, Marta Barroca e Paula Marino

 

Inovação em ambiente de sala de espera, Ana Quintela, Carina Monteiro e Maria Inês Madureira

 

Checklist para a gestão da obesidade em adultos, José Feliz, Marisa Bermudez e Patrícia Rodrigues

 

Literacia em saúde: Segurança no comunicar: Um instrumento de orientação pedagógica para profissionais de saúde, Ana Sofia Lopes, Beatriz Filipe e Sandra Esteves

 

As salas de espera em Unidades de Saúde Pública e a sua potencialidade na promoção da literacia em saúde:     

apresentação de um instrumento, Diana Pinheiro, Patrícia Martins e Sara Henriques

 

Literacia em saúde do sono em crianças de idade pré-escolar: Instrumentos facilitadores no aumento das competências parentais, Susana Espadaneira, Cristiana de Jesus e Joana Luís da Conceição

 

Os trabalhos apresentados evidenciaram elevado nível científico bem como utilidade e aplicabilidade significativas, além de se constituírem como exemplos de boas práticas na promoção da literacia em saúde.