Questões Frequentes

No final de cada acção é emitido e entregue um certificado individual de participação a cada formando, desde que cumpridos os requisitos necessários à certificação que constam na divulgação de cada acção.

Excepto indicação diferente especificamente divulgada nos documentos de divulgação da acção em que se vai inscrever, para obtenção de certificado só poderá faltar a 10% do número total de horas de duração da acção.

O número de sessões que correspondem a esses 10% está indicado no ponto ‘Certificação’ dos documentos de divulgação da acção de formação contínua.

 

Sim, desde que a sua desistência nos seja comunicada por escrito (fa@ispa.pt) até à data limite indicada para o efeito no final dos documentos de divulgação da acção em que se inscreveu.

 

A formação contínua destina-se especificamente a profissionais de várias áreas. Contudo, existem acções nas quais podem inscrever-se ‘Finalistas’ o que, quando é o caso, está especificamente indicado no ponto ‘Destinatários’ dos documentos de divulgação, por exemplo:
Finalistas do mestrado integrado, que são os estudantes do 2º ano do 2º ciclo de qualquer mestrado integrado, cuja área científica for indicada
Finalistas de 2ºs ciclos, que são os estudantes do 2º ano de qualquer 2º ciclo, cuja área científica for indicada
Finalistas de 1ºs ciclos, que são os estudantes do 3º ano de qualquer 1º ciclo, cuja área científica for  indicada.

Pode enviar-nos o seu pedido por mail (fa@ispa.pt), indicando os motivos pelos quais pretende inscrever-se no curso em causa, designadamente especificando qual a valorização profissional que pretende obter para as funções que desempenha.

 

Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e enviá-la para este departamento juntamente com cópia do seu certificado de habilitações (ou Cédula da Ordem Profissional a que pertence) e realizar o pagamento do valor da inscrição. Indispensável o preenchimento de todos os campos da Ficha de Inscrição

A inscrição só é considerada efectiva após o respectivo pagamento, envio dos elementos acima mencionados e confirmação da sua recepção pelo ISPA-Formação Avançada.

Pode escolher uma das seguintes modalidades de pagamento:

 

PAGAMENTO NA TOTALIDADE
Pode fazer transferência bancária ou passar cheque à ordem de ‘ISPA – CRL’

Transferência bancária NIB – 0035 0041 00007463030 58
Quando o pagamento for realizado por transferência bancária, deverá enviar-nos o comprovativo da transferência bancária juntamente com a ficha de inscrição, cópia do certificado de habilitações e cópia do seu BI ou Cartão de Cidadão:

    Por e-mail para fa@ispa.pt ou
    Pelo correio para a seguinte morada: ISPA- FORMAÇÃO AVANÇADA, Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149 – 041 LISBOA

Cheque à ordem de ‘ISPA-CRL’
Enviar juntamente com ficha de inscrição, cópia do certificado de habilitações e cópia do seu BI ou Cartão de Cidadão pelo correio para a seguinte morada: ISPA- FORMAÇÃO AVANÇADA, Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149 – 041 LISBOA


PAGAMENTO FRACCIONADO
Não pode ser realizado por transferência bancária.
Enviar pelo correio os cheques à ordem de ‘ISPA-CRL’ correspondentes à todas as mensalidades da inscrição pelo correio para a seguinte morada: ISPA- FORMAÇÃO AVANÇADA, Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149 – 041 LISBOA

 

Se preferir, em qualquer destas modalidades também se pode inscrever presencialmente no Balcão dos Serviços Académicos do ISPA, onde poderá também pagar a inscrição por Multibanco.

Os formandos que tenham frequentado acções de formação contínua no DFP até 2014 (inclusive) e no ISPA-FA a partir de 2015 beneficiam de um regime de acumulação de 1 crédito por cada 10 horas de formação frequentadas.
Ao acumular 100 horas (10 créditos) terá direito à frequência gratuita de 1 acção com duração até 25 horas. Essa acumulação é de 90 horas (9 créditos) no caso dos licenciados, mestres e doutorados pelo ISPA.
A frequência gratuita da acção de formação está dependente da existência ou não de vaga disponível.

Para usar o nosso sistema de créditos envie-nos o seu pedido por correio, fax ou mail (fa@ispa.pt), indicando que acção pretende frequentar ao abrigo dos créditos que acumulou.

 

Os associados das seguintes entidades beneficiam de desconto de 10% quando se inscrevem nas nossas ações de formação contínua: 

 

Associação de Estudantes do ISPA (AEISPA)

Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)

Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar (AAACM)

Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF)

Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP)

Associação Portuguesa de Psicólogos dos Cuidados de Saúde Primários (APPCSP)

Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO)

Federação das Instituições de Terceira Idade (FITI).

Latitudes - CAPP

Portadores do 'Pessoal Card' da Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses

Sindicato dos Técnicos Administrativos e Auxiliares de Educação - Sul e Regiões Autónomas

Sindicato Nacional de Técnicos e Quadros Bancários (SNQTB)

Sindicato Nacional dos Psicólogos (SNP)