Bullying na Formação Desportiva

Novo 
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Acreditada pela ORDEM DOS PSICÓLOGOS/Acreditado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Destinatários 

Psicólogos, treinadores desportivos, dirigentes desportivos, pais, atletas e professores (especialmente de educação física)
Outros profissionais que trabalhem com crianças e jovens no meio da formação desportiva, tais como nutricionistas, fisioterapeutas preparadores físicos, médicos e animadores socioculturais

Objectivos 

Refletir sobre a violência interpessoal na formação desportiva e as suas consequências para os jovens atletas
Aumentar conhecimentos sobre a intervenção face à violência interpessoal no contexto da formação desportiva
Identificar, divulgar e estimular boas práticas
Capacitar para o desenvolvimento e implementação de políticas anti-bullying nos clubes e outras entidades desportivas

 

OBJECTIVOS ESPECIÍFICOS
Saber definir bullying e comportamentos de abuso dos treinadores e distingui-los de outros conceitos adjacentes
Adquirir conhecimentos teóricos sobre o fenómeno do bullying e dos comportamentos de abuso dos treinadores na formação desportiva
Entender as dinâmicas subjacentes aos comportamentos de bullying, considerando fatores de risco, variáveis individuais e pressões de grupo
Saber prevenir e intervir diretamente em episódios de violência interpessoal
Saber como implementar um programa anti-bullying num clube desportivo (estrutura, papéis desempenhados, documentos de apoio, estratégias, formação técnica)

Competências 

Conhecimento sobre as diferentes formas de expressão da violência interpessoal na formação desportiva:
Saber definir e identificar comportamentos de bullying e de abuso dos treinadores
Saber diferenciar os vários tipos de bullying e os seus intervenientes
Saber identificar as características do bullying na formação desportiva
Saber identificar as características dos comportamentos de abuso dos treinadores na formação desportiva

 

Planeamento e implementação de estratégias de prevenção da violência interpessoal na formação desportiva:
Conhecer as linhas orientadoras de ação para a prevenção face a episódios de bullying
Conhecer as linhas orientadoras de ação para a prevenção face aos comportamentos de abuso dos treinadores

 

Intervir de forma diferenciada com atletas, pais, treinadores, dirigentes e restantes membros do staff face a episódios de violência interpessoal na formação desportiva:
Saber intervir com os intervenientes dos episódios de bullying de forma grupal e individual
Desenvolvimento de políticas anti-bullying (treinadores e dirigentes desportivos)
Identificar e nomear os intervenientes
Identificar as funções de cada interveniente
Saber avaliar as redes relacionais entre atletas (o que avaliar e como)
Saber prevenir os comportamentos de bullying
Saber atuar face aos comportamentos de bullying
Saber reavaliar e reformular o programa

Programa 

Parte I. Bullying – teoria e descrição do fenómeno (2h)
Informação geral / Definições (violência interpessoal, bullying, comportamentos de abuso do treinador, indisciplina, brincadeiras, conflitos, coping). Mitos sobre o bullying
Bullying / Tipos, Perfis dos intervenientes
Descrição dos episódios de bullying no desporto em Portugal / O que acontece? Onde acontece? Porque acontece? Como reagem as vítimas e os observadores? Consequências

 

Parte II. Bullying – implicações práticas e intervenção (3h)
Implicações práticas para pais / Medidas profiláticas, Como identificar se o seu filho poderá estar a ser vítima de bullying? Como o seu filho poderá sentir-se. Intervenção direta com vítimas (casa). O que evitar. Apoio no clube, E se o meu filho for um bully?
Implicações práticas para atletas / Brincadeiras vs. Bullying. Exemplos de comportamentos. Dicas para avaliar situações de bullying. Políticas anti-bullying no clube. Obrigações dos adultos no clube. Dicas para vítimas – o que fazer? Dicas para observadores – o que fazer?
Implicações práticas para treinadores e dirigentes desportivos / Política anti-bullying para treinadores e dirigentes desportivos. Medidas profiláticas. Como intervir (guidelines). Estratégias de intervenção com atletas. Estratégias de intervenção direta grupal e individual. O que evitar

 

Parte III. Comportamentos de Abuso do Treinador - teoria e descrição do fenómeno (3h)
Comportamentos de abuso do treinador / Incentivo vs. Comportamentos de Abuso. Fatores de risco. Exemplos de comportamentos. Formas de dissimulação. Motivos para o silêncio das vítimas. Consequências

 

Parte IV. Comportamentos de Abuso do Treinador - implicações práticas e intervenção (3h)
Implicações práticas para pais / Dicas para pais. Linhas orientadoras de ação
Implicações práticas para atletas / Dicas para atletas. Desculpas esfarrapadas. O que fazer?
Implicações práticas para treinadores e dirigentes desportivos / Tenha em consideração que... Prevenção dos comportamentos de abuso dos treinadores: guidelines para dirigentes desportivos. Intervenção com os treinadores. Intervenção em caso de suspeita de comportamentos de abuso do treinador

 

Parte V. Manual de Implementação de Políticas Anti-Bullying nos clubes desportivos (3h)
Fundamentação / Como desenvolver uma política anti-bullying. O que deve constar numa política anti-bullying. Princípios gerais. Princípios de boas práticas. Pontos chave. Valores defendidos. Outras informações. Glossário
Manual de intervenção / Geral (Levantamento de informações. Planear). Avaliação inicial (O que avaliar? Que instrumentos utilizar? Dicas). Prevenção e intervenção direta (Como é que os dirigentes desportivos podem prevenir o bullying? Como é que os membros do staff podem prevenir o bullying? Identificar formas de atuação direta em casos de ocorrência de episódios de bullying; Lista de ferramentas para lidar com os comportamentos de bullying. Re-avaliação (Avaliação, reformulação e manutenção da iniciativa)

 

Parte VI. Apresentação de um projeto-piloto em Portugal e discussão de casos práticos (2h)
Apresentação do projeto-piloto desenvolvido no âmbito do projeto “Desporto sem Bullying”. Discussão sobre a aplicação prática do programa e apresentação de casos práticos.

Metodologias 

Exposição teórica. Discussão de casos

Duração 

16 horas

Formadores

Miguel Nery
Psicólogo clínico e da saúde. Investigador da Faculdade de Motricidade Humana (Universidade de Lisboa. Doutorado em Motricidade Humana. Responsável Técnico do projeto financiado pelo Governo Português (IPDJ/PNED) “Desporto sem Bullying”. Docente no curso de Psicologia do Instituto Piaget (Almada).

Calendarização
Sexta, Novembro 9, 2018 - 18:30 - 22:30
Sábado, Novembro 10, 2018 - 09:30 - 13:30
Sexta, Novembro 16, 2018 - 18:30 - 22:30
Sábado, Novembro 17, 2018 - 09:30 - 13:30
Certificado 

Os formandos terão acesso a um certificado de formação em BULLYING NA FORMAÇÃO DESPORTIVA, desde que frequentem, pelo menos 3 sessões (90%), uma vez que se trata de formação presencial

 

 

CREDITAÇÃO PELA ORDEM DOS PSICÓLOGOS


A obtenção dos créditos atribuídos pela Ordem dos Psicólogos (8 créditos na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e na especialidade avançada de Psicologia do Desporto)  é exclusiva para formandos Psicólogos e supõe a realização com aproveitamento de avaliação das aprendizagens. 

 

CREDITAÇÃO PELO INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE


Creditação com 3.2 unidades de crédito para Técnicos de  Exercício e Directores, formação contínua, na componente formação geral.

Inscrições 

Limitada a 20 formados

 

Totalidade  Fraccionado
130€ 72€ x 2 mens.

Desconto de 10% para associados da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, Sociedade Portuguesa de Medicina do Desporto e Sociedade Portuguesa de Educação Física

Local 

Lisboa

Diversos 

No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações
Em caso de desistência só haverá lugar a devolução se for comunicada até 2 Novembro de 2018 (inclusive).