Gestão e avaliação de desempenho

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Destinatários 

Gestores e técnicos de recursos humanos e outros profissionais de qualquer setor de atividade que queiram aprofundar conhecimentos e competências no âmbito da gestão e avaliação de desempenho
Recém-licenciados e mestres em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos que estejam a iniciar a sua actividade profissional nas organizações e queiram desenvolver conhecimentos na área técnica da gestão e avaliação de desempenho

Objectivos 

Compreender a importância dos sistemas organizacionais de gestão do desempenho para a gestão estratégica do capital humano;
Compreender o conceito de desempenho/performance no contexto organizacional;
Identificar e analisar de forma crítica as várias fases de um processo de gestão de desempenho e conhecer as principais ferramentas e tipologias dos sistemas de gestão de desempenho organizacionais;
Compreender o processo de definição de objetivos e alinhamento com a Organização, assim como as técnicas de avaliação de competências, atitudes e outros requisitos num processo de gestão do desempenho;
Conhecer as principais metodologias e técnicas de avaliação do desempenho;
Conhecer os fatores críticos de sucesso de implementação dos sistemas de gestão do desempenho nas organizações;
Compreender a importância dos mecanismos de planeamento, coaching e feedback do desempenho individual num processo de gestão do desempenho e adquirir capacidades básicas para a sua execução;
Analisar e preparar a implementação de sistemas de gestão de desempenho nas organizações

Competências 

Formular objectivos

Avaliar desempenho e competências

Coaching e feedback

Programa 

Enquadramento estratégico das práticas de gestão de desempenho, a sua interdependência com outras áreas da gestão do capital humano e com o negócio da organização
Tendências atuais de evolução dos sistemas de gestão e avaliação de desempenho
O conceito de performance individual e grupal: teorias, modelos e dimensões; preditores individuais do desempenho; mensuração da performance e o conceito de ‘indicadores chave de perfomance’
Conceito de ‘objetivos’, ‘competências’ e ‘atitudes’ relacionados com o desempenho profissional
Tipologias de sistemas de gestão do desempenho, processo e fases: diagnóstico, planeamento e definição de objetivos, monitorização, avaliação, comunicação
Gestão por objetivos, formulação e mediação de objetivos individuais e de equipa; a avaliação de competências, atitudes e outros indicadores de desempenho individual e de equipa
Estratégias de coaching e de feedback no âmbito do processo de gestão do desempenho e o caso particular da entrevista de avaliação de desempenho
Metodologias e técnicas de avaliação do desempenho; o caso particular da entrevista de avaliação de desempenho
Principais problemas da implementação de sistemas de avaliação de desempenho nas organizações.

Metodologias 

Sessões teórico-práticas; apresentação e discussão de casos práticos; role playing de entrevistas de feedback e avaliação do desempenho; apresentação e análise crítica de trabalhos dos formandos

Duração 

21 horas

Formadores

Miguel Faro Viana
Psicólogo. Pós-Graduado na área de Gestão de Recursos Humanos. Training Director at Infraestruturas de Portugal. Assistente convidado no ISPA-Instituto Universitário

 

 

Calendarização
Terça, Janeiro 16, 2018 - 18:30 - 21:30
Quinta, Janeiro 18, 2018 - 18:30 - 21:30
Terça, Janeiro 23, 2018 - 18:30 - 21:30
Quinta, Janeiro 25, 2018 - 18:30 - 21:30
Terça, Janeiro 30, 2018 - 18:30 - 21:30
Quinta, Fevereiro 1, 2018 - 18:30 - 21:30
Terça, Fevereiro 6, 2018 - 18:30 - 21:30
Certificado 

Os formandos terão acesso a um certificado de formação em Gestão  e Avaliação de Desempenho, desde que frequentem, pelo menos, 6 sessões de formação (90%), uma vez que se trata de formação presencial.

Inscrições 

LImitadas as 20 formandos

 

Totalidade Fraccionado
150€ 83€ x 2 mens.
Local 

Lisboa

Diversos 

No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações.

 

Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso quando for comunicada até 8 de Janeiro de 2018 (inclusive).