Discalculia. Avaliação e intervenção precoce

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Acreditada pela ORDEM DOS PSICÓLOGOS /Acesso a diploma de Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
Em colaboração com… 

Núcleo da Discalculia - Apoio Psicopedagógico e Formação

Destinatários 

Educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário, psicólogos e membros estagiários da Ordem dos Psicólogos, técnicos em educação especial e de outras áreas de Educação

Objectivos 

Reforçar a atenção que deve ser dada ao despiste precoce e à promoção de competências numéricas na educação pré-escolar e primeiros anos de escolaridade no sentido de prevenir futuras dificuldades na matemática
Adquirir competências que lhes permitam identificar precocemente crianças em risco de terem dificuldades futuras na matemática
Avaliar e intervir em crianças e jovens com dificuldades severas e persistentes na aprendizagem da matemática.

Competências 

Analisar o impacto do baixo desempenho em matemática em termos educacionais, sociais e profissionais
Diferenciar sistema numérico preciso, aproximado e simbólico na perspectiva do desenvolvimento numérico na criança pré-escolar: Identificar as bases neuronais e cognitivas responsáveis pela aprendizagem inicial da matemática; identificar as competências cognitivas de domínio específico e geral consideradas como preditoras do desempenho em matemática
Identificar as Perturbações de Aprendizagem na Matemática: Definir a Discalculia Desenvolvimental (DD) e identificar os seus subtipos; Diferenciar DD de Dificuldades na Aprendizagem da Matemática (DAM)
Avaliar as competências cognitivas de domínio específico e geral para o diagnóstico da DD e das DAM.
Estabelecer um plano de intervenção para a DD ou DAM tendo como base o Método Sentido de Número - Imagens Numéricas.

Programa 

Introdução (1h) - Baixo desempenho em matemática: consequências educacionais, sociais e profissionais
Desenvolvimento numérico na criança pré-escolar (3h)- Bases neuronais e cognitivas inerentes à aprendizagem inicial da matemática. Preditores do desempenho matemático
Perturbações de aprendizagem na matemática (2h) -Discalculia desenvolvimental : definição, prevalência, comorbilidade e subtipos. Discalculia versus Dificuldades na aprendizagem da matemática
Avaliação em Perturbações de aprendizagem na matemática (3h)
Intervenção em Perturbações de aprendizagem na matemática: Método Sentido de Número – Imagens Numéricas (9h)

Metodologias 

Método expositivo, análise e discussão de estudos de caso, simulação pedagógica e jogo de papéis

Duração 

18h

Formadores

Lília Marcelino
Licenciada em Psicologia e mestre em Comunicação nas Organizações. Doutorada em Educação pela Universidade Lusófona com tese sobre a relação entre as competências básicas da matemática e o desempenho em matemática com adaptação e aferição de uma bateria de sentido de número para a população portuguesa em crianças com 5-6 anos. Investigadora associada no CeiED/Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona. Diretora do Núcleo da Discalculia / Apoio Psicopedagógico e Formação.

 

Calendarização
Sábado, Outubro 14, 2017 - 09:30 - 13:30
Sábado, Outubro 14, 2017 - 14:30 - 16:30
Sábado, Outubro 28, 2017 - 09:30 - 13:30
Sábado, Outubro 28, 2017 - 14:30 - 16:30
Sábado, Novembro 4, 2017 - 09:30 - 13:30
Sábado, Novembro 4, 2017 - 14:30 - 16:30
Certificado 

Os formandos terão acesso a um certificado de formação em Discalculia. Avaliação e intervenção desde que (1) frequentem, pelo menos, 5 sessões de formação (90%) e (2) se submetam a avaliação das aprendizagens: a) avaliação contínua com ficha de observação (domínio dos assuntos, participação activa nas sessões (comentários, dúvidas, questões e apreciações) e responsabilidade (cumprimentos dos tempos e actividades propostas) e b) apreciação dos planos de intervenção + observação nas simulações e jogo de papéis

 

 

CREDITAÇÃO PELA ORDEM DOS PSICÓLOGOS
A obtenção dos créditos atribuídos pela Ordem dos Psicólogos (3 créditos na área de Psicologia da Educação) é exclusiva para formandos Psicólogos e supõe a realização com Aproveitamento da avaliação da aprendizagem

 

ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem consulte:
http://fa.ispa.pt/destaque/novas-pos-graduacoes-2017

Inscrições 

Limitadas a 20 formandos

 

Totalidade Fraccionado
130€ 72€ x 2 mens.
Local 

Lisboa

Diversos 

No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações.
Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso se for comunicadas até 7 de Outubro de 2017.