Gestão de Emoções

Novo 
0
Aplicação prática às áreas pessoal, social e profissional - FORMAÇÃO À DISTÂNCIA COM INÍCIO A 7 DE OUTUBRO
Descrição

Os relatórios da Organização Mundial de Saúde mostram-nos que a população apresenta valores elevados de exaustão emocional. Associado a este cenário de exaustão emocional, assiste-se ao aumento crescente de doenças cardiovasculares, fadiga, insónia, tensão nervosa, hipertensão, ansiedade, depressão…
Este contexto exige uma reflexão profunda … Uma vez que não podemos mudar a realidade adversa que nos envolve, e sabendo que os desafios na nossa vida tenderão a aumentar, será fundamental que cada um procure investir em si próprio, aumentando as suas competências pessoais para lidar com os desafios que diariamente lhe são apresentados.

Destinatários 

Professores, educadores de infância, médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, educadores sociais, técnicos de reabilitação e inserção social, terapeutas ocupacionais, técnicos de recursos humanos
Finalistas do mestrado integrado em Psicologia, finalistas de 2ºs ciclos de Psicologia e finalistas das outras áreas

Objectivos 

Compreender o contexto atual de Portugal e do mundo, na área da saúde mental e bem-estar: seus constrangimentos e desafios.
Distinguir os conceitos de emoção, inteligência emocional e educação emocional.
Adquirir uma maior consciência sobre as próprias emoções, pensamentos e comportamentos.
Identificar emoções nos outros.
Praticar diferentes técnicas que permitem gerir estados emocionais negativos.
Praticar diferentes técnicas para gerar de forma consciente estados emocionais positivos.
Identificar competências potencializadoras da sensação de bem-estar.

Competências 

Saber identificar as próprias emoções, pensamentos e comportamentos.
Ser capaz de regular estados emocionais negativos a nível pessoal e profissional.
Ser capaz de gerar estados emocionais positivos a nível pessoal e profissional.

Programa 

Constrangimentos e desafios do contexto atual, na área da saúde mental em Portugal e no mundo (1h)
Emoção e fisiologia das emoções (2h) – Conceito de emoção e sentimento. Tipologia das emoções. Sistema límbico e amígdalas. Subcortex e neocortex.
Inteligência Emocional e Educação Emocional em contexto de trabalho (3h) – Modelos de inteligência emocional. Debate atual em torno da Inteligência Emocional. Conceito de Educação Emocional. Competências emocionais.
Competências para a saúde mental e bem-estar (12h):

  • Consciência (emocional, cognitiva e comportamental) – Consciência das próprias emoções, pensamentos e comportamentos. Reconhecer as emoções nos outros. Estilos de comunicação.
  • Gestão de emoções – Prevenção de estados emocionais negativos. Técnicas para lidar com estados emocionais negativos. Técnicas para gerar estados emocionais positivos. Contágio emocional. Prevenção e gestão de conflitos.
  • Liderança Pessoal – Competências para a vida: automotivação, resiliência, fixar objetivos adaptativos, procurar ajuda e recursos.

 

Metodologias 

Exposição teórica (40%) e exercícios práticos (60%)

Duração 

18 horas

Formadores

Ana Isabel Correia
Professora, formadora e palestrante na área da Gestão de emoções. Doutorada em Ciências da Educação (Psicologia e Educação), Mestre em Ciências da Educação (Investigação e Intervenção Educativa), Formadora creditada (CCPFC) na área de Educação e Desenvolvimento e Relações Humanas. Formadora em Educação Emocional, pela Fundação para a Educação Emocional (FEM) de Barcelona, Investigadora na PAIDEIA – Associação Internacional para o Desenvolvimento da Educação Emocional. Coach internacional. Autora do livro “Gestão de emoções para professores e educadores – 45 exercícios práticos”, da editora Livros Horizonte.

Calendarização
Quarta, Outubro 7, 2020 - 18:00 - 21:00
Sábado, Outubro 10, 2020 - 10:00 - 13:00
Quarta, Outubro 14, 2020 - 18:00 - 21:00
Sábado, Outubro 17, 2020 - 10:00 - 13:00
Quarta, Outubro 21, 2020 - 18:00 - 21:00
Sábado, Outubro 24, 2020 - 10:00 - 13:00
Certificado 

Os formandos terão acesso a um certificado de formação em Gestão de Emoções. Aplicação prática às áreas pessoal, social e profissional, desde que frequentem, pelo menos, 5 sessões (90%) uma vez que se trata de formação à distância

Inscrições 

Limitadas a 20 formandos

 

Valor: 115 euros

Diversos 

No acto da inscrição è necessário comprovar habilitações

A inscrição só é considerada efectiva após o respectivo pagamento, envio dos documentação necessária e confirmação da sua recepção pelo ISPA-Formação Avançada

Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso quando for comunicada até 1 de Outubro de 2020