Hiperactividade e Défice de Atenção. Avaliação psicológica em crianças

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Acreditada pela ORDEM DOS PSICÓLOGOS - FORMAÇÃO À DISTÂNCIA COM INÍCIO A 1 DE JULHO
Destinatários 

Psicólogos,

Finalistas do mestrado integrado de Psicologia

Finalistas de 2º Ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º Ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)

 

Objectivos 

Identificar a natureza dos comportamentos disruptivos exibidos pelas crianças com PHDA, bem como os critérios de diagnóstico, as manifestações psicobiológicas e os perfis neurocognitivos presentes na PHDA;
Aplicar, cotar e interpretar os resultados obtidos num protocolo de avaliação clínica da PHDA;
Implementar planos de intervenção psicoterapêutica multimodal específica para a PHDA.

 

 

Competências 

Identificar os comportamentos disruptivos que são característicos das crianças com PHDA;
Identificar a natureza neurobiológica e neuropsicológica desta Perturbação do Neurodesenvolvimento, o seu impacto nos diversos contextos e as comorbilidades associadas;
Aplicar, cotar e interpretar os resultados dos diversos instrumentos utilizados num protocolo de avaliação compreensiva da PHDA;
Implementar um processo de intervenção psicoterapêutico multimodal em função da manifestação sintomatológica apresentada pela criança;
Identificar as medidas educativas específicas para as crianças com PHDA

 

Programa 

Introdução – Perspectiva histórica e evolução conceito. Definição, Critérios de diagnóstica (DSM-5 e CiD-10) e subtipos de PHDA. Prevalência. Principais características das crianças com PHDA.

Neurobiologia e neuropsicologia – Etiologia. Impacto nos vários contextos. Comorbilidades

 

Avaliação psicológica – Anamenese e entrevistas semi-estruturadas. Escalas de avaliação clínica na PHDA. Avaliação neuropsicológica das funções executivas, atenção e memória de trabalho. Observação directa do comportamento. Avaliações complementares

 

Intervenção terapêutica (multimodal) - Terapêutica farmacológica. Intervenção psicoterapêutica (e.g., cognitivo–comportamental). Intervenção psicossocial.

 

Educação especial - Medidas educativas específicas para as crianças com PHDA

 

Metodologias 

Exposições teórico-práticas, discussão de casos

Duração 

14 horas

Formadores

Octávio Moura

Doutorado em Neuropsicologia (FPCE-UC) e mestre em Consulta Psicológica Familiar pela FPCE-UP. Membro do grupo de investigação Neuroscience, Neuropsychology and Cognitive Assessment (N2CA - CINEICC) da FPCE-UC. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (LAPP) da FPCE-UC. Revisor científico e autor de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas da neuropsicologia, perturbações neurodesenvolvimentais e outras áreas psicológicas

Calendarização
Quarta, Julho 1, 2020 - 18:00 - 22:00
Quinta, Julho 2, 2020 - 18:00 - 22:00
Sexta, Julho 3, 2020 - 18:00 - 22:00
Sábado, Julho 4, 2020 - 09:30 - 13:00
Certificado 

Os formandos terão acesso a um certificado em Hiperactividade e Défice de Atenção. Avaliação Psicológica em Crianças, desde que frequentem, pelo menos, 3 sessões de formação (90%), uma vez que se trata de formação presencial

 

CREDITAÇÃO PELA ORDEM DOS PSICÓLOGOS

 

A obtenção dos créditos atribuidos pela Ordem dos Psicólogos (7 créditos na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e na especialidade avançada de Intervenção Precoce) é exclusiva para formandos Psicólogos e supõe a realização com aproveitamento de um exame escrito no final módulo. 

A obtenção dos créditos é válida apenas para acções frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da acção formativa pela OPP. Não tem efeito retroactivo.

Inscrições 

Limitadas 20 formandos

 

Valor: 130 euros

Local 

Lisboa

Diversos 

No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações.

A inscrição só é considerada efectiva após o respectivo pagamento, envio dos documentação necessária e confirmação da sua recepção pelo ISPA-Formação Avançada

  

Em caso de desistência só haverá lugar a reembolso se for comunicada até 25 de Junho de 2020 (inclusive).