Para abordar a mudança de comportamentos, na prática clínica, nos cuidados de saúde primários, temos de ter em conta que o paciente será o centro da nossa ação.
Uma atitude compreensiva, de disponibilidade, em que o paciente é escutado de uma forma aberta e neutra, permite que o paciente exponha mais facilmente a sua ambivalência relativamente à mudança. “As intervenções motivacionais terão maior sucesso se o profissional de saúde for empático, promover a autonomia e a autoconfiança do paciente” (Fiore MC, Bailey WC, Cohen SJ, et al., 2000).
A Entrevista Motivacional é uma forma de centrar a abordagem no paciente e deixar que seja ele a conduzir o processo de mudança. A ajuda que o psicólogo pode oferecer aos seus pacientes é facilitar avanços ao longo dos vários estádios de mudança, tendo em conta que cada um tem necessidades e características diferentes do outro.
Psicólogos que trabalhem ou que pretendem vir a trabalhar em cuidados de saúde primários/centros de saúde
Proporcionar aos participantes aprofundamento de conhecimentos e desenvolvimento de competências da Entrevista Motivacional como estratégia facilitadora da mudança comportamental em saúde
Rever princípios, processos psicológicos e metodologias da Entrevista Motivacional (EM) em saúde
Conhecer e praticar aplicações da Entrevista Motivacional em situações específicas de mudança de comportamentos em saúde
Conhecer a Entrevista Motivacional aplicada à promoção da mudança de comportamentos em saúde.
Desenvolver competências e treinar a abordagem motivacional facilitadora da mudança de comportamentos em saúde
Introdução aos Processos Motivacionais
A mudança de comportamento com base no modelo de Prochaska e DiClemente
A Entrevista Motivacional - Conceito. Princípios, processo e metodologias
Exposições teóricas e metodologias activas com discussão de casos baseados na experiência clínica dos participantes e simulações/roleplaying
18 horas
Filipa Pinto Nunes
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Pós-graduada em Stress Ocupacional e Burnout (Universidad de Extremadura). Coordenadora da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do ACeS Lisboa Central. Formadora nas áreas de Mudança de comportamento em saúde, Prevenção do Stress Ocupacional e Burnout no Departamento de Formação Avançada do ISPA nas pós-graduações de Psicogerontologia e de Literacia em Saúde.
Os formandos terão acesso a um certificado de formação em Intervenção na mudança de comportamentos de saúde, desde que frequentem, pelo menos 7 sessões (90%).
Acesso a diploma de pós-graduação
em Psicologia nos Cuidados de Saúde Primários consulte:
http://fa.ispa.pt/destaque/novas-pos-graduacoes-2021
Limitadas a 18 formandos
Valor: 120 euros
No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações
Em caso de desistência só haverá lugar a devolução se for comunicada até 28 de Janeiro de 2021 (inclusive).