Psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, educadores sociais, terapeutas ocupacionais, professores e educadores de infância
Finalistas das áreas acima referidas
Sensibilizar para a importância da intervenção terapêutica no processo pré e pós adopção.
Adquirir conceitos básicos em adopção: vinculacão, perda e trauma
Desenvolver competências na intervenção pré e pós-adopção
Saber utilizar algumas actividades criativas (no pré e no pós-adoção)
Desenvolver competências na comunicação e relação com crianças adoptadas / famílias adoptivas
Introdução
Adopção
Vinculacao,
Trauma e perda
Situação terapêutica
A criança, o terapeuta e os pais/prestadores de cuidados
Processo terapêutico
Intervenção precoce
A criança e o corpo
Trabalhar com os pais
Adoção e criatividade
Método expositivo (apresentação de slides), activo (jogos pedagógicos, actividades de grupo, exercícios práticos, brainstorming), interrogativo (questões abertas)
16 horas
Filipa Alvarez
Psicóloga clínica, mestre em Psicologia Legal. Play Therapist (British Association for Play Therapist) na área da proteção de crianças e jovens. Supervisora clínica certificada e registada de Play Therapists.
Formação em Theraplay® (níveis 1 e 2) com agência de adoções Family Futures em parceria com The Theraplay Institute (Chicago).
Formações/certificações em Dyadic Developmental Psychotherapy (nível 1), Filial Therapy, Child Parent Relationship Therapy (Roehampton University / Garry Landreth), Therapeutic Life Story Work e Integrative Sandplay Therapy Studie
Professora de yoga de adultos e crianças.
Formadora externa no ISPA - Formação Avançada nas áreas da Play Therapy, Adoção, Trabalho Terapêutico de História de Vida.
Os formandos terão acesso a um certificado em Intervenção Terapêutica no Processo de Adoção, desde que frequentem a totalidade das sessões de formação.
Limitadas a 20 formandos
Valor: 120 euros
No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações.
Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso quando for comunicada até 7 de Março de 2021 (inclusive).