Liderança pessoal e profissional. Aos professores: desafios e tempos de mudança

Novo 
Novo
Acreditada pelo CCPFC/ACC - 104837/19
Destinatários 

Professores do 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário

Objectivos 

Contribuir para o aumento de consciência dos professores sobre a sua responsabilidade enquanto líderes e gestores da sua vida pessoal e profissional
Fornecer técnicas de liderança profissional a aplicar em contextos diversificados, entre os quais, os momentos formais e não formais da sua prática docente
Aprender a gerir o seu bem-estar físico, emocional e mental, como contributos para o sucesso da sua liderança pedagógica
Identificar e reconhecer os principais medos e ansiedades dos professores ao longo do seu ciclo de vida profissional
Fornecer estratégias de superação de medos específicos dos professores (o medo da indisciplina, da violência, do uso das novas tecnologias, do novo, de fazer apresentações públicas, de expor as suas insuficiências, de partilhar as suas dificuldades, de pedir ajuda aos seus pares procurando um trabalho cooperativo, entre outras)
Proporcionar aos professores momentos de reflexão sobre a gestão da sua vida, numa perspetiva de liderança pessoal para um desenvolvimento profissional eficaz

Competências 

Aquisição, compreensão e utilização de dados, conceitos, modelos e teorias na área da liderança pessoal e profissional
Desenvolvimento e aplicação de estratégias práticas e teórico-práticas na sustentação equilibrada de uma gestão intrapessoal e liderança eficazes, em contexto educativo.

Programa 

INTRODUÇÃO (4h) 1ª Sessão :
- Introdução à ação, entrega de documentação e explicações sobre formalidades administrativas
- Explicação da metodologia da ação e das formas de avaliação
- Apresentação da formadora e dos formandos
- A Liderança evolutiva pessoal e profissional : Definições e conceitos associados

 

A LIDERANÇA PESSOAL NA SALA DE AULA E FORA DELA (6h) 2ª e 3ª Sessões: 
- O professor como líder
- Tipos de liderança e de líder
- A auto-liderança e a hetero-liderança: potencialidades e dificuldades
- Comunicação eficaz (com os outros e consigo mesmo)
- Autoconceito, autoestima, pontos fortes, pontos fracos e a atribuição causal
- Estilos pedagógicos comunicacionais (passivo, agressivo, manipulador e assertivo)
- Comunicação e cooperação: o trabalho em equipa
- A promoção dos alunos pelos professores
- Desenvolvimento pessoal e profissional

 

A SUPERAÇÃO DOS MEDOS DOS PROFESSORES (9h)- 4ª Sessão: “Medos no campo dos estudos psicológicos do desenvolvimento humano” :

- Aspetos gerais do medo
- O medo e a ansiedade : definições, diferenças e as suas funções
- Fatores que influenciam o medo
- O medo numa perspetiva desenvolvimentista
- Aspetos evolutivos do medo na espécie humana
- Perturbações ligadas ao medo
- O medo e outras emoções
- O medo, a emoção e a razão

 

5ª e 6ª Sessões: “A superação de medos no contexto do desenvolvimento profissional dos professores”
- Perspetivas sobre os ciclos de vida profissional dos professores
- Etapas das preocupações dos professores
- Principais medos profissionais dos professores
- Estratégias de superação dos medos pessoais e profissionais
- Técnicas gerais para o controlo das emoções negativas
- Técnicas de desenvolvimento de competências para lidar com a indisciplina
- A superação do medo da exposição pessoal
- Técnicas de realização de apresentações públicas com sucesso
- Atitudes de intervenção para o bem-estar profissional do professor

 

A GESTÃO INTRAPESSOAL E A REALIZAÇÃO DO PROFESSOR (3h) - 7ª Sessão: 
- Objetivos pessoais e a missão de vida
- Técnicas de gestão da vida
- A realização pessoal e profissional do professor

 

AVALIAÇÃO (3h) - 8ª Sessão:
- Avaliação dos formandos: apresentação de “Dossier Pedagógico”
- Balanço e síntese crítica da Ação

Metodologias 

Esta ação de formação pretende integrar na prática pedagógica, de forma articulada, os conhecimentos proporcionados pelas investigações nas áreas da liderança e da promoção do desenvolvimento profissional dos professores; de modo a que estes invistam no conhecimento sobre si mesmos, sobre os seus alunos e sobre os processos de ensino-aprendizagem, visando uma gestão educativa orientada para o sucesso.
Neste contexto formativo, a ação decorrerá num ambiente de trabalho colaborativo, mediado pela formadora, através de sessões teóricas (apresentação dos conceitos chave da formação, análise e discussão dos conteúdos, clarificação e aprofundamentos dos conceitos); sessões teórico-práticas (apresentação e discussão de materiais e das atividades e /ou metodologias face a situações concretas de ensino/aprendizagem, com reflexão sobre as práticas pedagógicas) e sessões práticas (na elaboração de propostas concretas de aplicação dos conhecimentos adquiridos).

Duração 

25 horas

Formadores

Luísa Cristina Valério da Silva Fernandes
Professora de Biologia/Geologia. Formadora certificada de professores e adultos na área comportamental. Doutoranda en Ciências da Educação (FCSH, UNL/ISPA - Instituto Universitário)

Calendarização
Sábado, Setembro 28, 2019 - 10:00 - 12:30
Sábado, Setembro 28, 2019 - 14:00 - 17:00
Sábado, Outubro 12, 2019 - 10:00 - 12:30
Sábado, Outubro 12, 2019 - 14:00 - 17:00
Sábado, Outubro 19, 2019 - 10:00 - 12:30
Sábado, Outubro 19, 2019 - 14:00 - 17:00
Sábado, Outubro 26, 2019 - 10:00 - 12:30
Sábado, Outubro 26, 2019 - 14:00 - 17:00
Sábado, Novembro 2, 2019 - 10:00 - 12:30
Sábado, Novembro 2, 2019 - 14:00 - 17:00
Certificado 

Os formandos terão acesso a um certificado de formação em Liderança Pessoal e Profissional. Aos Professores: Desafios em tempos de mudança, desde que frequentem 9 sessões (90%) e obtenham aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

 

AVALIAÇÃO

Os formandos serão avaliados de acordo com a carta-circular CCPFC-3/2007, numa escala de 1 a 10, em que serão considerados:
A qualidade da participação na formação
A qualidade e adequação do relatório de natureza pedagógico-reflexivo desenvolvido por cada um dos formandos em que lhes será solicitado o recurso aos conteúdos trabalhados
A análise crítica e a reflexão sobre o trabalho desenvolvido

 

ACREDITAÇÃO

Progressão na carreira - Acção acreditada para os efeitos previstas no nº1 do artigo 8º do Regime Juridico da FCP, mas não acrediatada para efeitos do artigo 9º

Inscrições 

Limitadas a 20 formandos

 

Totalidade Fraccionado
130€ 72€ x 2 mens.
Local 

Lisboa

Diversos 

No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações

Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso quando for comunicada até 20 de Setembro de 2019 (inclusive)