Linguagem Escrita

Novo 
0
Acesso a diploma de Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
Destinatários 

Educadores de infância, professores, psicólogos e agentes educativos

Objectivos 

Aprofundar os conhecimentos teóricos relativos às concepções das crianças sobre linguagem escrita antes do ensino formal
Apresentar algumas das teorias e modelos de aprendizagem da escrita
Promover a reflexão e discussão sobre as estratégias de intervenção e metodologias de ensino e de aprendizagem nesta área específica

Competências 

Conhecer algumas das teorias e modelos de aprendizagem da escrita
Conhecer as diversas fases de aprendizagem da linguagem escrita
Conhecer os contextos, estratégias e actividades potencializadoras da compreensão da funcionalidade e dos aspectos formais e conceptuais da linguagem escrita

Programa 

A entrada na linguagem escrita (6 h) – A teoria da clareza cognitiva e as fases de aprendizagem da linguagem escrita. O sistema alfabético de escrita e a aprendizagem da linguagem escrita. Linguagem oral e linguagem escrita. Consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita.
Concepções precoces acerca da linguagem escrita (6 h) – Concepções precoces acerca da funcionalidade, dos aspectos formais e conceptuais da linguagem escrita. Contextos, estratégias e actividades potencializadoras da compreensão da funcionalidade, dos aspectos formais e conceptuais da linguagem escrita. Relações entre concepções precoces acerca da linguagem escrita e aprendizagem da linguagem escrita.
A aprendizagem da escrita (6 h) – Perspectivas sobre a aprendizagem da escrita. Modelos de desenvolvimento da escrita. A aprendizagem da escrita: contextos, estratégias e actividades.

Metodologias 

Exposição teórico-prática de conteúdos. Discussão em grupo sobre as temáticas apresentadas e sobre práticas pedagógicas na creche, jardim-de-infância e 1º ciclo de escolaridade

Duração 

18 horas

Formadores

Miguel Mata Pereira
Psicólogo especialista em Psicologia da Educação. Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail

Calendarização
Segunda, Abril 29, 2019 - 18:30 - 21:30
Segunda, Maio 6, 2019 - 18:30 - 21:30
Segunda, Maio 13, 2019 - 18:30 - 21:30
Segunda, Maio 20, 2019 - 18:30 - 21:30
Segunda, Maio 27, 2019 - 18:30 - 21:30
Segunda, Junho 3, 2019 - 18:30 - 21:30
Certificado 

Os formandos terão acesso a um certificado de formação em LINGUAGEM ESCRITA, desde que frequentem, pelo menos 5 sessões, uma vez que se trata de formação presencial

 

ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem:
http://fa.ispa.pt/destaque/novas-pos-graduacoes-2019

 

O acesso a diploma de pós-graduação é facultativa mas implica submeter-se a avaliação das aprendizagens

Inscrições 

Limitadas a 20 formandos

 

Totalidade Fraccionado
160€ 88€ x 2 mens.
Local 

Lisboa

Diversos 

No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações
Em caso de desistência só haverá lugar a devolução se for comunicada até 22 Abril de 2019 (inclusive).