Trabalhar com pais. Uma abordagem transformadora baseada na evidência

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Acreditada pela ORDEM DOS PSICÓLOGOS
Destinatários 

Psicólogos, médicos, enfermeiros, professores, educadores de infância, auxiliares de ação educativa, assistentes sociais, técnicos de reabilitação e inserção social, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, técnicos de desenvolvimento comunitário e saúde mental
Finalistas do mestrado integrado em Psicologia e finalistas dos 2ºs ciclos de Psicologia

Objectivos 

Identificar desafios no trabalho com pais
Ampliar autoconhecimento, comunicação, autorregulação, empatia e resiliência no trabalho com pais
Aprofundar conhecimentos sobre algumas teorias do desenvolvimento infantil, nomeadamente a teoria da vinculação e o seu impacto no trabalho com as famílias
Sensibilizar para a importância da relação com os pais no contexto de parentalidade mais eficaz e do desenvolvimento mais saudável
Potenciar a rede multidisciplinar de atuação dos técnicos

Competências 

Conhecer e aprofundar conceitos sobre o desenvolvimento infantil e saber aplicá-los na prática diária
Identificar e estabelecer competências e estratégias de autoconsciência, autocuidado e relacionais no quotidiano, no sentido de promover uma maior saúde mental e resiliência do profissional e das famílias

 

Programa 

Trabalhar com pais - Que desafios, que caminhos e que metas?

 

O desenvolvimento da criança na prática do dia-a-dia 
As teorias do desenvolvimento infantil e da parentalidade e a evidência científica
Educar uma Criança Segura e Resiliente: o impacto ds teoria da vinculação no desenvolvimento saudável da criança.
Parentalidade Mindful e Consciente: muito além da parentalidade. Comunicação, disciplina e outros temas recorrentes no trabalho com os pais

 

Que técnico posso ser para potenciar uma parentalidade mais eficaz e um desenvolvimento mais saudável das crianças e jovens?
Autoconhecimento, autorregulação, empatia e resiliência
A comunicação com os pais em contexto formal e informal (e.g. formações, consultas, reuniões, etc.)

Metodologias 

Exposição teórico-prática, exercícios vivenciais, role-plays, visualização de vídeos

Duração 

24 horas

Formadores

Jordana Pinto Cardoso
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Formadora certificada e consultora. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento (ISPA-Instituto Universitário). Psicoterapeuta em treino (Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas). Conta com diversas formações na área da parentalidade e desenvolvimento infantil, nomeadamente em Coaching Parental, Videofeedback Intervention to Promote Positive Parenting (Leiden University), Parentalidade Consciente, entre outras.
https://www.linkedin.com/in/jordanapintocardoso/

Calendarização
Sábado, Outubro 19, 2019 - 10:00 - 13:00
Sábado, Outubro 19, 2019 - 14:00 - 17:00
Sábado, Outubro 26, 2019 - 10:00 - 13:00
Sábado, Outubro 26, 2019 - 14:00 - 17:00
Sábado, Novembro 9, 2019 - 10:00 - 13:00
Sábado, Novembro 9, 2019 - 14:00 - 17:00
Sábado, Novembro 23, 2019 - 10:00 - 13:00
Sábado, Novembro 23, 2019 - 14:00 - 17:00
Certificado 

Os formandos têm acesso a certificado de formação em Trabalhar com Pais. Uma abordagem transformadora baseada na evidência, desde que frequentem, pelo menos, 7 sessões (90%), uma vez que se trata de formação presencial.

 

CREDITAÇÃO PELA ORDEM DOS PSICÓLOGOS

A obtenção dos créditos atribuídos pela Ordem dos Psicólogos (12 créditos nas especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Intervenção Precoce) é exclusiva para formandos Psicólogos e supõe a realização com aproveitamento de avaliação das aprendizagens

Inscrições 

Limitadas a 18 formandos

 

Totalidade Fraccioando
150€ 82€ x 2 mens.
Local 

Lisboa

Diversos 

No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações
Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso quando for comunicada até 9 de Outubro de 2019.