WISC III - Escala de inteligência de Wechsler para Crianças

Novo 
0
Acesso a diploma de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica
Destinatários 

Psicólogos
Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e de 2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)

Objectivos 

Aprofundar as competências e conhecimento na aplicação, cotação e interpretação dos resultados da WISC-III com crianças e adolescentes, como suporte para o seu plano de intervenção, estratégias e recomendações

Competências 

Utilizar a WISC-III de acordo com as necessidades de diagnóstico identificadas
Aplicar a WISC-III de acordo com as normas estabelecidas e coligir protocolos
Integrar e articular os dados obtidos numa visão abrangente e aprofundada, explicitando devidamente pontos fortes e fracos detetados e incongruências registadas
Articular os resultados da WISC-III com outras provas aplicadas

Programa 

Enquadramento concetual (2h) – Avaliação cognitiva. Inteligência. A caraterística da avaliação psicológica. A caraterização do pedido de avaliação por profissionais (professores, psiquiatras, assistentes sociais) e pais. O que muda entre a WISC-III e a WISC-IV ?
Descrição da escala (2h) – Organização da escala. Introdução à escla, sua estrutura e finalidade. Princípios básicos na administração da WISC-III. Procedimentos na administração da WISC-III. Apresentação detalhada dos subtestes (subtestes verbais, subtestes de realização, QI’s e Índices Factoriais)
Aplicação do instrumento (2h) – Condições e critérios de administração
Cotação (2h) – Cotação das respostas passo a passo. Critérios da cotação. Cálculo dos resultados brutos e sua conversão em padronizados
Interpretação dos resultados (2h) – Análise quantitativa e qualitativa. Aplicações educacionais da WISC-III
Especificidades da WISC-III em casos clínicos (2h) – Análises de diferentes protocolos com diferentes categorias nosológicas diversas
Relatório de avaliação (2h) – Elaboração de um relatório de avaliação. Os relatórios orais e escritos. Integração dos resultados no âmbito da bateria de testes aplicados. Devolução dos resultados consoante o destinatário
Assessoria na interpretação de casos reais (4h) – Protocolos aplicados pelos formandos na sua prática

Metodologias 

Exposições teórico-práticas, análise de casos

Duração 

15 horas

Formadores

Ulrica Oom Lowndes Marques
Psicóloga educacional

Calendarização
Quinta, Novembro 2, 2017 - 18:30 - 21:30
Quinta, Novembro 9, 2017 - 18:30 - 21:30
Quinta, Novembro 16, 2017 - 18:30 - 21:30
Quinta, Novembro 30, 2017 - 18:30 - 21:30
Quinta, Dezembro 7, 2017 - 18:30 - 21:30
Certificado 

Os formandos terão acesso a um certificado de formação em WISC- III, desde que frequentem, pelo menos, 4 sessões de formação (90%), uma vez que se trata de formação presencial.

 

ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Em Avaliação Psicológica consulte:
http://fa.ispa.pt/destaque/novas-pos-graduacoes-2017

Inscrições 

Limitadas a 15 formandos

 

Totalidade Fraccionado
125€ 68€ x 2 mens.
Local 

Lisboa

Diversos 

No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações.
Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso quando for comunicada até 26 de Outubro de 2017 (inclusive)