Clube dos Decisores

Clube dos Decisores
Ciclo de formação em ciências psicológicas, trabalho e organizações

No passado dia 15 de Março, em sessão presidida pelo Reitor do ISPA, Prof. Doutor Rui Oliveira e pela Presidente da APG, Dr.ª Margarida Barreto, foi apresentado o CLUBE DOS DECISORES, um Ciclo sobre Ciências Psicológicas, Trabalho e Organizações, organizado em parceria com a Associação Portuguesa de Gestores e Técnicos de Recursos Humanos (APG) e coordenado pelo Dr. Miguel Faro Viana, que apresentou o programa aos participantes. A sessão de apresentação terminou com uma conferência do Prof. Doutor Marc Scholten (ISPA) sobre “A emergência da economia comportamental: da racionalidade à razoabilidade”.
Esta iniciativa insere-se na aposta que o DFP tem feito nos últimos 2 anos de soluções de formação direcionadas para gestores e líderes organizacionais, particularmente na área da gestão das pessoas. Neste caso, a aposta específica é a da aproximação da universidade à empresas, numa concretização do entrecruzamento dos progressos registados no conhecimento científico com a experiência dos profissionais, para a obtenção de sinergias recíprocas. É uma iniciativa pioneira em Portugal, que acrescentará valor significativo à comunidade de Recursos Humanos uma vez que assente na importância do “fact based management” na prática da gestão dos recursos humanos e no desenvolvimento organizacional.

O CLUBE DOS DECISORES é composto por um ciclo de 7 seminários e workshops que contemplam 7 temas, seleccionados a partir de um inquérito realizado junto de gestores RH, em relação a cada um dos quais será feita a revisão do estado da arte das principais abordagens, modelos e teorias da psicologia das organizações que, seguidamente, possibilitará uma reflexão crítica sobre as suas principais implicações práticas no desenho organizacional, organização do trabalho e liderança. Os 7 temas escolhidos são:

 

• Motivação no Trabalho
• Inteligências, Talento e Rendimento
• Criatividade, Inovação Organizacional e Organizações Colaborativas
• Soft Skills e Sucesso Profissional
• Desenvolvimento de Equipas de (para) Alto Rendimento
• Liderança
• Relações Indivíduo-Organização e suas Implicações para o Capital Social e Psicológico

 

Os facilitadores são reconhecidos especialistas e académicos, nomeadamente Arménio Rego (U.Aveiro), Fernando Cardoso de Sousa (Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação), Fernando Neves de Almeida (Boyden Consultores), Leonor Cardoso (U.Coimbra), Miguel Pina e Cunha (U. Nova de Lisboa), Nuno Rebelo dos Santos (U.Évora), Pedro Almeida (ISPA) e Rui Bártolo-Ribeiro (ISPA).