Guião Metodológico de Avaliação da Formação

Níveis

Momentos

Fontes de Informação

Instrumentos

Indicadores

Nível 1 – Reacção

(grau de satisfação)

Final da acção

Formando

 

Avaliação de Satisfação

Objectivos da acção; conteúdos da acção; estruturação do programa; utilidade dos conteúdos dos módulos; motivação e participação; relacionamento entre formandos; instalações e equipamentos; documentação; meios audiovisuais; serviço de apoio e recepção; intervenção do formador quanto ao domínio dos assuntos, métodos relativamente aos objectivos, linguagem utilizada, empenhamento, relacionamento com os formandos; sugestões e críticas.

Formador

 

Relatório de Formador

 

Caracterização do grupo de formandos relativamente ao interesse evidenciado, capacidade de aprendizagem, participação activa nas sessões, vontade expressa de aprofundar conhecimentos, homogeneidade, experiência profissional, relacionamento com o grupo; organização e preparação da acção de formação, quanto a aspectos técnicos, organizativos e logísticos.


 Nível 2 - Aprendizagem

No inicio da acção

Formando

Avaliação Diagnóstica

Grau de conhecimentos/competências ao inicio da formação.

Durante e final da acção *

Formando

 

Avaliação de Conhecimentos Parcial

Trabalhos de Grupo

Trabalhos Individuais

Evolução dos conhecimentos / competências adquiridos ao longo da formação.

Níveis de correspondência entre conhecimentos / competências adquiridos e Perfil de Saída pretendido.

No final da acção *

Formando

Formador

Avaliação Final de Conhecimentos

Apuramento da Avaliação

Quantificação dos resultados imediatos da formação, sobretudo ao nível dos conhecimentos.

Perfil dos Formandos à Saída.

 

* Só aplicável a acções com duração ≥ 50 horas