Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Criança e Jovens

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Formação a distância com início a 6 de Março | Acesso a diploma de Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo
Descrição

É urgente reflectir sobre a forma como as instituições se organizam para criar contextos saudáveis de acolhimento para as crianças, famílias e profissionais. Esta formação pretende desafiar os profissionais a olharem o acolhimento residencial como um contexto de desenvolvimento da criança. Os conteúdos programáticos cobrem de forma sistemática e aprofundada os temas centrais do Acolhimento Residencial, articulando-os com o contexto social e legal português, bem como a evolução no sistema de proteção de crianças e jovens em Portugal.

Destinatários 

Psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, animadores sócio-culturais, médicos e enfermeiros

Objectivos 
  • Compreender a evolução das respostas de acolhimento residencial no contexto da proteção de crianças e jovens.
  • Compreender a operacionalização de modelos terapêuticos e educativos em contexto residencial.
  • Enquadrar a resposta de Acolhimento Residencial no contexto do Sistema de Promoção e Proteção Português.
  • Sensibilizar para a multiculturalidade no contexto do sistema de promoção e proteção.
Programa 

Realidade Atual do Acolhimento Residencial
- Dados Internacionais sobre crianças e jovens acolhidos;
- Acolhimento Residencial vs. Acolhimento Familiar;
- Evolução dos dados referentes a crianças e jovens em perigo em Portugal:
- Prevalência de Crianças com Diagnósticos de Saúde Mental;
- Evolução da Adoção em Portugal;
Evolução do Acolhimento Residencial
- Pepper Harrow;
- Cotswold;
- SACCS;
- Mulberry Bush;
- Cassel;
- Menninger;
- Summerhill.
Diversidade de Respostas em Acolhimento Residencial
- Visão Internacional;
- Respostas generalistas vs. Respostas especializadas;
Modelos de Acolhimento com base em evidências
- Sanctuary Model;
- Care Model;
- ARC Model;
- MAP Model;
- Social Pedagogy Model;
Arquitetura do Sistema de Promoção e Proteção
- Enquadramento Legal da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo;
- Decreto de Lei Regulamentar do acolhimento residencial;
- O lugar da instituição no conflito entre o estado e a família;
- Articulação entre o Sistema de Promoção e Proteção e o Sistema Penal;
- Articulação entre o Sistema de Promoção e Proteção e a Intervenção Tutelar Educativa.
O Lugar da família no acolhimento residencial e no Sistema de Promoção e Proteção
- Perigo enquanto construção social;
- Clientes involuntários / clientes mandatados;
- Relações de ajuda vs controlo social;
- Distinção entre eixo do problema e eixo da solução.
Modelos colaborativos de Avaliação do Perigo
- Signs of safety:
- Modelo Ecológico.
Intervenção Multicultural
- Multiculturalidade;
- Vulnerabilidade social;
- Participação social;
- Cultura geracional;
- Intervenção com base em Competência Cultural.

 

AVALIAÇÃO 

Trabalhos individuais e/ou de grupo.

Participação.

Assiduidade. 

Metodologias 

Estratégia pedagógica centrada na análise e discussão de casos e no seu enquadramento teórico.

Duração 

27 horas

Formadores

Pedro Vaz Santos

Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento
Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.

Calendarização
Segunda, Março 6, 2023 - 19:00 - 22:00
Segunda, Março 13, 2023 - 19:00 - 22:00
Segunda, Março 20, 2023 - 19:00 - 22:00
Segunda, Março 27, 2023 - 19:00 - 22:00
Segunda, Abril 3, 2023 - 19:00 - 22:00
Segunda, Abril 10, 2023 - 19:00 - 22:00
Segunda, Abril 17, 2023 - 19:00 - 22:00
Segunda, Abril 24, 2023 - 19:00 - 22:00
Segunda, Maio 8, 2023 - 19:00 - 22:00
Certificado 

O Certificado de Participação será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

O Certificado de Formação será atribuído desde que se verifique o cumprimento dos critérios de avaliação. 

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

 

ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo consulte: Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo | 2023 | Formação Avançada (ispa.pt)

 

Cursos/Módulos integrantes da Pós-Graduação:

Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Criança e Jovens (27h)
Intervenção em Grupo Educativo em  Acolhimento Residencial (27h)
Intervenção Individual  em  Acolhimento Residencial (27H)
Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças (27H)
Seminário - Projeto (5H síncronas)

 

Para mais informações sobre o regime transitório, destinado a alunos que inciaram a Pós-Graduação em anos anteriores a 2022 consulte a seguinte página: Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco | Regime transitório (2015-2022) | Formação Avançada (ispa.pt)

Inscrições 

Limitadas 20 formandos. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

 

Investimento

Fracionamento

€ 245

 3 x €82

No caso do pagamento fracionado, as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até à data de término do curso.

NOTA: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

Local 

Online

Diversos 

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.