Desenvolvimento Infantil na Prática. Estratégias baseadas na evidência

Novo 
Novo
FORMAÇÃO À DISTÂNCIA NOVA DATA DE INÍCIO A 22 DE MAIO
Descrição

Os profissionais que trabalham com crianças desempenham um papel crucial no desenvolvimento infantil na sua intervenção. Ao mesmo tempo, enfrentam diversos desafios na sua prática diária, frequentemente sem a oportunidade de aprendizagens acerca da aplicabilidade prática das teorias do desenvolvimento infantil, bem como de estratégias que potenciem um desenvolvimento mais saudável da criança.

Nas últimas décadas, a ciência deu-nos uma enorme oportunidade de aprofundar conhecimentos neste âmbito, nomeadamente de que forma os nossos comportamentos podem moldar o cérebro da criança e de que forma
podemos apoiar as crianças a tornarem-se adultos resilientes, seguros e felizes.

Assim, baseado na mais recente evidência científica, este curso visa ajudar os profissionais que trabalham com crianças a aprofundar conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil, bem como a refletirem acerca das suas próprias
práticas e a potenciarem competências pessoais e profissionais, de modo a fomentar um desenvolvimento infantil saudável.

Destinatários 

Psicólogos, médicos, enfermeiros, educadores de infância, auxiliares de ação educativa, professores e outros profissionais que trabalham com crianças
Finalistas de mestrado integrado em Psicologia e finalistas de 2ºs ciclos de Psicologia e Educação

Objectivos 

Aprofundar conhecimentos para aprática diária no trabalho com crianças
Refletir sobre desafios recorrentes no trabalho com crianças
Ampliar competências de autoconhecimento, autorregulação e resiliência no trabalho com crianças

Competências 

Conhecer e aprofundar conceitos sobre desenvolvimento infantil e saber aplicá-los na prática diária
Identificar e estabelecer competências e estratégias de autoconsciência e autocuidado para promoção de uma maior saúde mental do profissional e das crianças com quem trabalha

Programa 

Um profissional-presente
Que profissional posso ser para promover um desenvolvimento saudável nas crianças
Competências de autocuidado e gestão do stress no trabalho com crianças

 

O desenvolvimento infantil na prática do dia-a-dia: teoria e estratégias para a prática profissional
Educar com base no cérebro: neurociências, disciplina e comunicação no trabalho com crianças
Educar crianças seguras e resilientes: a teoria da vinculação na prática do dia-a-dia

Metodologias 

Exposição teórico-prática, exercícios vivenciais, role-plays, visualização de vídeos

Duração 

22 horas

Formadores

Jordana Pinto Cardoso
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Formadora Certificada desde 2011. Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento (ISPA-Instituto Universitário). Terapeuta Certificada Internal Family Systems Nível 3 pelo IFS Institute e Psicoterapeuta em treino na Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas.
https://www.linkedin.com/in/jordanapintocardoso/

Calendarização
Sábado, Maio 22, 2021 - 10:00 - 13:00
Quarta, Maio 26, 2021 - 18:30 - 21:00
Quarta, Junho 2, 2021 - 18:30 - 21:00
Quarta, Junho 9, 2021 - 18:30 - 21:00
Quarta, Junho 16, 2021 - 18:30 - 21:00
Quarta, Junho 23, 2021 - 18:30 - 21:00
Sábado, Julho 3, 2021 - 09:00 - 13:00
Certificado 

Os formandos terão acesso a certificado de formação em Desenvolvimento Infantil na Prática: Estratégias baseadas na evidência desde que frequentem pelo menos 7 sessões de formação (90%).

Inscrições 

Limitas a 16 formandos

 

Valor: 140 euros

Diversos 

No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações.

Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso quando for comunicada até 17 de Maio de 2021 (inclusive).