Dislexia para não psicólogos. Da sintomatologia à intervenção

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Acesso a diploma de Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem - Formação a distância com início a 21 de setembro
Descrição

Segundo a International Dislexia Association (https://dyslexiaida.org/), a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem.

A produção científica, apesar de prolífera, recorre a definições e critérios de identificação da dislexia não totalmente consensuais, dificultando o conhecimento da sua prevalência na população, isto é, do número de pessoas que apresentam perturbações na linguagem.

Apesar destas limitações, em Portugal, o estudo mais recente que se conhece, realizado no âmbito do projeto Vowel decoding in polysylabic words by Portuguese dyslexic children (Vale, et al., 2011), revelou que 5,4% das crianças avaliadas cumpriam os critérios de diagnóstico da dislexia (Carvalho, A. C. Tese de Doutoramento, 2014). Isto significa que, numa turma de 20 alunos, é possível que, em média, um aluno possa apresentar dificuldades de aprendizagem cujas causas mais comuns decorrem de perturbações na leitura, escrita e ortografia (estima-se que entre 70% a 80% das dificuldades de aprendizagem têm como base perturbações de linguagem, nas suas diferentes expressões).

Sabe-se hoje que a dislexia tem uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento neurológico, pelo que é independente do nível intelectual dos indivíduos, da qualidade do ensino, das oportunidades socioculturais, ou de alterações sensoriais. Tendo impactos diversos nos diferentes estágios do ciclo de vida dos indivíduos, o reconhecimento precoce da dislexia, em crianças e adolescente, e a utilização de intervenções adequadas e eficazes é crítico para os respetivos processos de aprendizagem e consequentemente para uma melhor e mais saudável vida escolar e profissional.

A frequência deste curso, irá permitir aos agentes educativos e da saúde, adquirir um modelo de abordagem à dislexia, desde a identificação dos sinais de alerta até à planificação e avaliação de uma intervenção reeducativa.

Destinatários 
  • Professores, Educadores de Infância, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Médicos, Enfermeiros e outros Técnicos da área da educação e saúde.
Objectivos 
  • Identificar sinais de alerta e principais manifestações sintomatológicas.
  • Conhecer as funções neurolinguísticas implicadas na Dislexia.
  • Desenvolver competências de avaliação psicopedagógica e intervenção reeducativa.
Competências 
  • Saber identificar as principais alterações nos processos leitores, ortográficos e fonológicos nas crianças com Dislexia.
  • Administrar e interpretar os resultados de instrumentos de avaliação na leitura e escrita aquando de uma avaliação da Dislexia.
  • Utilizar estratégias de intervenção reeducativa e aplicação de medidas educativas.
Programa 
  • Definição e diagnóstico de dislexia — Definição. Modelos de desenvolvimento da leitura. Funções do processamento fonológico. Sinais de alerta na infância e na idade escolar. Critérios de diagnóstico (DSM e CID). Tipologia(s) da Dislexia.
  • Etiologia e prevalência — Prevalência da Dislexia. Fatores etiológicos (genéticos, neurológicos e neurocognitivos).
  • Avaliação e intervenção reeducativa — Instrumentos de avaliação nos processos leitores e ortográficos. Métodos e estratégias de intervenção na Dislexia. Intervenção na precisão leitora/ortográfica (descodificação e reconhecimento) e fluência leitora. Aplicação de medidas educativas em contexto escolar.
Metodologias 

Recurso aos métodos expositivo e interrogativo, com discussão de casos práticos.

Duração 

18 horas

Formadores

Octávio Moura

Psicólogo. Licenciado e Mestre em Psicologia. Doutorado em Neuropsicologia. Membro do grupo de investigação do Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention (CINEICC–NAAP) e do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria, ambos da Universidade de Coimbra. Especialista nas áreas da dislexia, perturbações do comportamento e avaliação neuropsicológica. 

 

Calendarização
Quarta, Setembro 21, 2022 - 18:00 - 22:00
Quinta, Setembro 22, 2022 - 18:00 - 22:00
Sexta, Setembro 23, 2022 - 18:00 - 22:00
Sábado, Setembro 24, 2022 - 10:00 - 13:00
Sábado, Setembro 24, 2022 - 14:00 - 17:00
Certificado 

O Certificado de Frequência será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

 

Curso integrante da Pós-Graduação Modular Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem - 

 https://fa.ispa.pt/pagina/pos-graduacao-em-linguagem-e-dificuldades-de-aprendizagem

O acesso a certificado de pós-graduação é facultativo mas implica submeter-se a avaliação das aprendizagens.

Inscrições 

Limitadas  a 20 formandos.

 

Investimento

€ 210

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

Local 

A distância | Online

Diversos 

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.