Flexibilização da Educação Sexual em Contexto Escolar

Novo 
Novo
Acesso a diploma de Pós-Graduação em Educação Sexual- FORMAÇÃO À DISTÂNCIA COM INÍCIO A 19 DE JUNHO
Descrição

A sexualidade é uma dimensão da vida pessoal, das relações interpessoais e da vida em sociedade e, neste contexto, é também uma área de intervenções profissionais diversas e um objeto de estudo científico.
A compreensão do problema das infeções sexualmente transmissíveis e, em particular, nas últimas décadas a emergência do VIH/SIDA, da gravidez não desejada e do recurso ao aborto, e o problema da gravidez e maternidade precoces em jovens e adolescentes são particularmente acentuados nos grupos socialmente mais desfavorecidos e que são um dos fatores geradores de pobreza, colocou a sexualidade, a educação sexual e as políticas de saúde sexual e reprodutiva no contexto do desenvolvimento e das políticas de luta contra a pobreza.

A relevância da educação sexual impõe-se pela emergência de educar para a promoção da saúde e para a promoção do bem-estar, porque a Sexualidade faz parte da vida e é promotora de bem-estar e de saúde mental e, ainda, porque a diminuição das taxas de gravidez na adolescência, das infeções sexualmente transmissíveis, do VIH/SIDA e de outros riscos ligados à saúde sexual e reprodutiva constituem um problema de saúde pública.

Destinatários 

Psicólogos, professores, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores sociais, educadores de infância e outros profissionais de saúde, de reabilitação e educação. Finalistas das áreas anteriores

Objectivos 

Treinar a construção de programas e ações de educação sexual dirigidas a distintos grupos alvo

Competências 

Conceber, planificar e gerir programas de educação sexual

Programa 

Modelos de educação sexual
Educação sexual na infância
Educação sexual na pré-adolescência
Educação sexual para pais
Educação sexual na adolescência
Educação sexual na deficiência
Educação sexual na comunidade
A investigação em educação sexual

Metodologias 

Método expositivo e exercícios 

Duração 

20 horas

Formadores

Marta Reis
Psicóloga Clínica. Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Pós-Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde na FMH-UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Promoção da Saúde. Promoção das Competências Pessoais e Sociais. Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco nos jovens. Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL).

 

Lúcia Ramiro
Professora de Português e Inglês (U. Évora). Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Docente do Ensino Básico e Secundário na Escola Secundária / 3.º CEB Poeta Al Berto. Sines. Trabalha em Investigação no âmbito da Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção de Comportamentos de Saúde e Prevenção de Comportamentos de Risco nos Jovens, nomeadamente na área da Educação Sexual. Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL). Coordenadora executiva do projeto europeu Y- SAV- Youth Sexual Violence/EU.

 

Gina Tomé
Psicóloga Educacional, Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL

 

CONFERENCISTA
Margarida Gaspar de Matos

Psicóloga. Professora Catedrática na Universidade de Lisboa. Doutorada pela FMH/UL com agregação pelo IHMT/UNL. Investigadora do ISAMB/FML-UL. Coordenadora Nacional do projeto Aventura Social que inclui os projetos europeus HBSC/OMS. KIDSCREEN/EU. TEMPEST/EU; DICE/EU; RICHE/EU; Y- SAV-Youth Sexual Violence/EU. Coordenadora do Gabinete de apoio Psicológico da FMH/UL.

 

Calendarização
Sábado, Junho 19, 2021 - 09:00 - 13:00
Sábado, Junho 26, 2021 - 10:00 - 13:00
Sábado, Julho 3, 2021 - 10:00 - 13:00
Sábado, Julho 10, 2021 - 10:00 - 13:00
Sábado, Julho 17, 2021 - 10:00 - 13:00
Sábado, Julho 24, 2021 - 09:00 - 13:00
Certificado 

Os formandos têm acesso a um certificado de formação em Flexibilização da Educação Sexual em Contexto Escolar, desde que frequentem pelo menos 5 sessões.

 

Acesso a diploma de pós-graduação
em Educação Sexual: Intervir na promoção e bem-estar da saúde sexual e reprodutiva
http://fa.ispa.pt/destaque/novas-pos-graduacoes-2021

Inscrições 

Limitadas a 20 formandos

 

Valor: 130 euros

Diversos 

No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações
Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso quando for comunicada até 9 de Junho de 2021