Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens

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Acesso a diploma de Pós-Graduação Saúde Mental em Contexto Escolar - FORMAÇÃO À DISTÂNCIA COM INÍCIO A 25 DE FEVEREIRO
Descrição

A Organização Mundial da Saúde alerta para o facto de metade das doenças mentais surge aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é diagnosticado nem tratado. É por isso importante que pais e professores estejam atentos e compreendam a importância dos primeiros sinais e sintomas. A doença mental no adolescente, quando não tratada, tem sérias consequências na vida adulta, condicionando a saúde física e mental e limitando oportunidades de vida. Daqui se releva a necessidade de investir em programas que promovam a informação e a deteção dos sinais reveladores de perturbações mentais nos adolescentes. São aqueles que lidam diariamente com os adolescentes que estão em melhores condições para os detetar. Junte-se àqueles cujos conhecimentos lhes permitem contribuir ativamente para o crescimento e desenvolvimento harmonioso dos adolescentes!

Destinatários 

Licenciados e finalistas nas áreas de ciências psicológicas, ciências da educação, ciências da saúde, ciências sociais e humanas, ciências do desporto, entre outros que, no âmbito do exercício da sua função, lidem com jovens.

Objectivos 
  • Desenvolver a literacia na área da saúde mental pela aquisição de conhecimentos que permitam detetar sinais de perturbações mentais nos adolescentes.
  • Identificar e caracterizar situações de risco para a saúde mental dos adolescentes.
  • Compreender os alicerces para a conceção de programas que visam prevenir os sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, bem como a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes, em contexto escolar.
Programa 
  • Impacto da saúde mental nas crianças e adolescentes
  • Sinais e sintomas associados às problemáticas de saúde mental
  • Situações de risco para a saúde mental na infância e adolescência
  • Problemáticas e patologias que influenciam a saúde mental e o bem-estar dos jovens
  • Promoção e prevenção das problemáticas de saúde mental na infância e adolescência
  • Boas práticas na área da promoção da saúde mental em contexto escolar

 

Metodologias 

Estratégia pedagógica centrada na mobilização dos recursos de conhecimento dos participantes e na respetiva capacidade reflexiva para integrar os novos conhecimentos, no âmbito dos modelos teóricos em que se enquadram os instrumentos de diagnóstico e avaliação da criança e adolescente.

Duração 

20 horas

Formadores

Gina Tomé

Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH, UL). Investigadora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana. Psicóloga da Educação, Psicóloga Clínica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH/ULisboa.

 

Marta Reis

Pós-Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde na FMH-UL. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL). Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Psicóloga Clínica.

 

CONFERENCISTA

Margarida Gaspar de Matos

Professora Titular da FMH-UL. Doutorada em Educação Especial e Reabilitação. Formação em Terapias Cognitivo Comportamentais pela Associação Francesa de Terapias Cognitivo-Comportamentais. Psicóloga Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Investigadora e Coordenadora do grupo G2- Supportive Environmnents, do Instituto de Saúde Ambiental – ISAMB, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa (Portugal). Coordenadora nacional do projeto Health Behaviour in School Aged Children (OMS). Representante da OPP na European Federation of Psychological Associations (EFPA) onde coordena o Board da Prevention and Promotion. Responsável em Portugal pelo Projeto Aventura Social.

Calendarização
Sexta, Fevereiro 25, 2022 - 18:00 - 22:00
Sábado, Fevereiro 26, 2022 - 10:00 - 13:00
Sexta, Março 4, 2022 - 18:00 - 21:00
Sábado, Março 5, 2022 - 10:00 - 13:00
Sexta, Março 11, 2022 - 18:00 - 21:00
Sábado, Março 12, 2022 - 09:00 - 13:00
Certificado 

O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Inscrições 

Limitadas a 20 formandos.

No ato de inscrição é necessário comprovar habilitações.

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Investimento

€ 150

 

Local 

A distância | Online

Diversos 

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Curso integrante da Pós-Graduação Modular “Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção”, disponível até final de 2022:

  • Factores de Risco e Factores de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar (20h)
  • Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens (20h)
  • Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental (20h)
  • Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar (18)