Introdução à Psicogenealogia

Novo 
Novo
Formação com início a 12 de outubro
Descrição

Costuma dizer-se que o comportamento passado é o melhor preditor do comportamento futuro. A verdade é que esse comportamento passado pode datar de uma ou várias gerações atrás, e continuar hoje presente no comportamento do individuo em sofrimento e que procura ajuda.

 

Esta formação representa uma iniciação ao método psicoterapêutico da Psicogenealogia desenvolvido pela psicóloga francesa Anne Ancelin Schützenberger, Professora Catedrática na Universidade de Paris, numa combinação original dos trabalhos seminais de Jacob Moreno, Salvador Minuchin, Paul Watzalick e Ivan Boszormenyi-Nagy.

 

Neste curso descobrirá os princípios básicos desta abordagem psicoterapêutica, aprendendo a reconhecer e identificar padrões comportamentais transgeracionais,saudáveis e disfuncionais e perceber como intervir na promoção da consciencialização e na transformação desses padrões.

 

Esta formação é reconhecida pela Anne Ancelin Schutzenberger International School of Transgenerational Therapy como concedendo créditos  para o acesso ao CPTT, Certificado Internacional de Pratictioner em Psicogenealogia e Terapia Transgeracional.

Destinatários 
  • Psicólogos, psiquiatras, psicoterapeutas;
  • Estudantes de psicologia, psiquiatria e terapia familiar, bem como todos os profissionais que queiram aumentar as suas competências em psicogenealogia.
Objectivos 
  • Conhecer aspetos teóricos da psicogenalogia, tais como principais conceitos e abordagens de vários autores
  • Treinar a realização prática de acções psicoterapêuticas com aplicação nos campos da Psicoterapia Familiar, Grupal e Individual. 
  • Conhecer e dominar técnicas para consciencializar  e reparar a influência da família alargada e das gerações anteriores.
  • Praticar métodos específicos tais como o genosociograma e o psicodrama transgeracional.
Programa 

Módulo 1 (3h)

Principais autores e conceitos Teóricos de Psicogenealogia e fenómenos transgeracionais principais, tais como:

  • Ivan Boszormenyi-Nagi: Lealdades Invisíveis
  • Nicholas Abraham e Maria Török: A Cripta e o Fantasma
  • Haydée Faimberg: telescópio de gerações
  • Volkan: Culpa do Sobrevivente
  • Van der Kolk: Epigenética e Mielinização
  • Anne Ancelin Schutzenberger: Sindrome do aniversário, criança de substituição

 

Módulo 2 (3h)

Utilizar a técnica do Genosociograma.

 

Módulo 3 (3h)

Utilizar átomo familiar, egos-auxiliares incógnitos e psicodrama transgeracional em contexto grupal.

 

Módulo 4 (3h) 

Utilizar átomo familiar, egos-auxiliares incógnitos e psicodrama bipessoal em contexto individual.

 

Metodologias 

Métodos ativos, expositivos e dinâmicas de grupo, com casos práticos e trabalho colaborativo com e entre os formandos.

Duração 

12

Formadores

Manuela Maciel

Psicóloga Clínica e Social, Psicodramatista, EMDR Practitioner e Presidente, Didata e Supervisora da Anne Ancelin Shutzenberger International School of Transgenerational Therapy.

Psicoterapeuta com 30 anos de experiência, tanto em modo individual como de grupo e também tem uma vasta experiência enquanto Didata em cerca de 40 países e em várias Universidades.

Foi Presidente da Secção psicodrama do IAGP - Associação Internacional de Psicoterapia em Grupo e Processos de Grupo (2003-2009). Membro da Comissão de Ensino, Supervisora e Didata da Sociedade Portuguesa de Psicodrama (SPP).

Foi Fundadora e Presidente da EMDR Portugal e Fundadora e Consultora da Conferência Internacional de Sociodrama.

Editou e escreveu livros e artigos em Psicodrama, Sociodrama e Terapia Transgeracional.

Calendarização
Quarta, Outubro 12, 2022 - 19:00 - 22:00
Quarta, Outubro 19, 2022 - 19:00 - 22:00
Quarta, Outubro 26, 2022 - 19:00 - 22:00
Quarta, Novembro 2, 2022 - 19:00 - 22:00
Certificado 

O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Inscrições 

Limitadas a 20 formandos.

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Investimento

€ 250

Local 

A distância | Online

Diversos 

Formação com acesso a créditos para o CPTT Certificado  Internacional de Pratictioner em Psicogenealogia e Terapia Transgeracional pela Anne Ancelin Schutzenberger International School of Transgenerational Therapy. Para mais informações acerca do CPTT (Certificado  Internacional de Pratictioner em Psicogenealogia e Terapia Transgeracional) consultar https://psychogenealogy.org/pt/certificacao/ 

 

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.