Métodos Qualitativos na Prática - Análise Temática | Presencial

Novo 
Novo
Formação presencial com início a 2 de março
Descrição

A análise de dados qualitativos tem ganho cada vez mais expressão nas últimas décadas em Ciências Sociais e Humanas porque permite uma compreensão mais alargada, compreensiva e aprofundada da experiência de pessoas e grupos do que a análise de dados quantitativos. Porém, existem múltiplos métodos de análise de dados qualitativos e pouca informação disponível sobre a aplicabilidade destes métodos, sobre os procedimentos de análise e sobre a avaliação da qualidade de análise qualitativa. Esta formação visa dar competências práticas de análise de dados qualitativos -utilizando o método da Análise Temática.

Destinatários 

Estudantes de mestrado e doutoramento em Psicologia e de outras áreas das Ciências Sociais e Humanas que estejam a desenvolver ou planeiem desenvolver estudos com um desenho de investigação qualitativo.

Investigadores e docentes com pouca ou nenhuma experiência em análise de dados qualitativos.

Outros profissionais da área da saúde ou de outros sectores de atividade que precisam de desenvolver competências neste domínio.

Objectivos 
  • Saber como desenhar uma investigação/estudo de dados qualitativos.
  • Aplicar a Análise Temática de Braun e Clarke a um conjunto de dados qualitativos.
  • Elaborar um relatório de análise.
Competências 

Analisar de forma autónoma um conjunto de dados qualitativos (por exemplo, entrevista ou grupo focal) à luz do método de Análise Temática e elaborar um relatório de análise.

Programa 
  • Principais abordagens em métodos qualitativos.
  • Diferenças e semelhanças entre a Análise Temática e outros métodos de análise qualitativos.
  • O que é a Análise Temática.
  • Aplicações da Análise Temática.
  • Tópicos em Análise Temática: Epistemologia, abordagem teórica, ética e reflexividade.
  • As 6 etapas da Análise Temática - Familiarização, codificação, procura de temas, revisão de temas, definição de temas e produção de relatório.
  • Avaliação da qualidade da análise.
  • Exercícios práticos de análise de dados dos formandos.
Metodologias 

Método expositivo. Discussão em grupo de estudos qualitativos. Exercícios individuais e em grupo.

Duração 

15 horas

Formadores

Pedro Alexandre Costa

Doutorado em Psicologia, investigador e docente em Psicologia Clínica e da Saúde no William James Center for Research (Ispa-Instituto Universitário) e em Birbeck (Universidade de Londres. Especializado em Psicologia da Família e do Desenvolvimento e em Psicologia LGBT+. Com formação em investigação qualitativa e em diferentes métodos de análise qualitativos (análise temática, análise de conteúdo, análise interpretativa fenomenológica). e extensa experiência de desenhos de investigação qualitativos, quantitativos e mistos.

Calendarização
Quinta, Março 2, 2023 - 18:00 - 22:00
Sexta, Março 3, 2023 - 18:00 - 22:00
Quinta, Março 9, 2023 - 18:00 - 22:00
Sexta, Março 10, 2023 - 18:00 - 21:00
Certificado 

O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Inscrições 

Limitadas a 20 formandos.

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Investimento

 

Investimento

Fracionamento

€ 150

2 x € 75

 

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • Primeira prestação - no ato de inscrição.
  • Segunda prestação - até à data de início do curso. 

NOTA: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

Local 

Presencial | Ispa