Psicologia no Futebol

Novo 
Novo
Em colaboração com a FPF - PORTUGAL FOOTBALL SCHOOL
Descrição

Portugal Football School e o ISPA - Instituto Universitário promovem um curso de formação que visa a partilha de conhecimentos especializados na área da Psicologia aplicada ao futebol e futsal.

Os contributos da psicologia para o desporto não se circunscrevem aos atletas e treinadores e à relação entre eles. Em qualquer acontecimento desportivo são múltiplos e diversos os atores envolvidos e todos eles influenciam, direta ou indiretamente os resultados. Reconhecer a importância do autoconhecimento, bem como do conhecimento do outro e das equipas para melhor gerir e potenciar os processos relacionais/comunicacionais, bem como os resultados é o grande propósito desta formação. Invista nas suas competências e na sua carreira!

Em colaboração com… 

Federação Portuguesa de Futebol - PORTUGAL FOOTBALL SCHOOL

Destinatários 

Agentes desportivos (atletas, treinadores, árbitros, dirigentes, outros profissionais do contexto) envolvidos em confederações, federações nacionais, ligas ou clubes desportivos e para todos aqueles queiram desenvolver competências psicológicas relevantes para optimizarem o seu desempenho no fenómeno desportivo.

Objectivos 

Módulo 1 - Treino de Competências Emocionais

A aprendizagem e o treino de competências emocionais são essenciais para o sucesso de todos os intervenientes no contexto desportivo. Este módulo temático terá assim como objetivo proporcionar aos participantes a aquisição de conhecimentos e estratégias que lhes permitam melhor identificar, compreender e gerir o stress e as emoções.

 

Módulo 2 - Treino de Competências Comunicacionais

Uma comunicação adequada e eficaz influência decisivamente as relações e o desempenho dos diferentes participantes no fenómeno desportivo. As competências necessárias para uma boa comunicação podem ser ensinadas e a prática e o treino contínuo permitem o seu aperfeiçoamento. Este módulo temático terá assim como objetivo proporcionar aos participantes a aquisição de competências que lhes permitam comunicar de maneira clara, assertiva e persuasiva.

 

Módulo 3 - Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas

Os processos da liderança e da gestão de equipas constituem um dos maiores desafios que se colocam a todos os que gerem equipas mas também a quem nelas participa. Este módulo temático terá assim como objetivo proporcionar aos participantes a aquisição de conhecimentos e técnicas desenvolvidas no contexto da intervenção e treino psicológico no desporto que lhes permitam uma melhor compreensão do funcionamento e desenvolvimento das pessoas e das equipas.

Programa 

Módulo 1 - Treino de Competências Emocionais

1. Conceitos fundamentais sobre emoções e stresse

2. Estratégias de regulação emocional

› Conceitos fundamentais

› Controlo do pensamento 

› A atenção Plena (Mindfulness) 

› Gestão energética e prevenção de Burnout 

› Controlo emocional em contexto relacional

3. Resiliência

4. Bem-Estar Psicológico

 

Módulo 2 - Treino de Competências Comunicacionais

1. Aspetos fundamentais da comunicação: observação , escuta e feedback

2. Comunicação verbal e não verbal dos outros e de si próprio

3. Treino de Assertividade (particularmente aplicada a situações de crise, conflito e/ou reconhecida dificuldade por parte dos participantes).

4. A Comunicação para o desenvolvimento de outros: Entrevista Motivacional e “GROW”

5. Reflexão sobre os seus impactos comunicacionais e possibilidades de melhoria da comunicação

 

Módulo 3 - Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas

1. Aspetos estruturais e modelos de desenvolvimento das equipas

2. Como potenciar a eficácia das equipas

3. Liderança

4. Comunicação nas equipas (coordenação e conflitos)

5. Regulação e contágio emocional nas equipas

6. Coesão nas equipas

7. Confiança nas equipas

8. Memória partilhada

9. Planeamento da sucessão nas equipas

10. Indicadores de eficácia das equipas

Metodologias 

Estratégia pedagógica que articula os métodos expositivos, interrogativos e ativos, centrando-se nas vivências e experiências dos participantes.

Duração 

63

Formadores

Ana Bispo Ramires

Licenciada em psicologia clínica pelo ISPA e mestre em psicologia desportiva pela Universidade do Minho. Foi assistente universitária no ISPA onde lecionou as disciplinas de métodos e técnicas de investigação, treino de competências emocionais, psicologia do desporto e da performance e docente convidada em diferentes instituições de ensino superior (Universidade de Coimbra, Universidade Católica, FMH). Integra a direção de medicina do Comité Olímpico de Portugal e coordena o Grupo de Atuação em Psicologia & Performance (GAPP). É autora de diversos artigos e capítulos de livros e conferencista em inúmeros eventos realizados em Portugal e no estrangeiro. Tem trabalhado com um vasto leque de empresas de prestígio (p.e. Banco Popular, Renault, PT, BP Portugal, GALP, Repsol, Tranquilidade, EDP) e acompanhado na perspetiva da otimização da performance, qualidade de vida e bem-estar diversos profissionais (p.e. médicos, militares, executivos de topo, artistas, bailarinos, coreógrafos, atletas, treinadores, árbitros).

 

Carlos Fernandes

Director do departamento de psicologia na Rafa Nadal Academy by Movistar (2018-…). Anteriormente esteve no Sport Lisboa e Benfica onde exerceu a posição de psicólogo do desporto (2014-2017) e de coordenador do gabinete de psicologia para o futebol de formação (2017-2018). Durante alguns anos exerceu ainda as funções de team leader na High Play Institute e de coordenador na Associação High Play com a prática privada enquanto psicólogo desportivo. As suas habilitações académicas incluem um mestrado em psicologia e uma licenciatura em psicologia aplicada pelo ISPA.

 

Filipa Jones

Psicóloga do Sport Lisboa e Benfica e docente no ISPA-IU. Psicóloga do desporto desde 2003, em diversas modalidades como a natação, o atletismo, o ciclismo, a patinagem artística, o ténis e o surf. Foi psicóloga no Sporting Clube de Portugal, de 2009 a 2018. Formadora em cursos de treinadores Uefa A, da Federação Portuguesa de Futebol, e Uefa B e Uefa C, da Associação de Futebol de Lisboa e Associação de Futebol de Setúbal. As suas habilitações académicas incluem Licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica, pelo ISPA-IU, e pós-Graduação em Psicologia do Desporto e da Atividade Física. Atualmente é doutoranda em psicologia do exercício e desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

 

Joaquin Valdés

Psicólogo da seleção nacional de futebol da Real Federación Española de Fútbol (2018-…). Anteriormente foi psicólogo e coach desportivo no Fútbol Club Barcelona (2008-2011; 2014-2017), no Real Club Celta de Vigo SAD (2013-2014; 2017-2018), na Associazione Sportiva Roma (2011-2012) e no Real Sporting de Gijón (2000-2005). As suas habilitações académicas incluem um mestrado em psicologia do desporto pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) e uma licenciatura em psicologia pela Universidad de Oviedo.

 

João Lameiras

Coordenador do gabinete de psicologia do desporto e performance da Federação Portuguesa de Atletismo (2014-…) e subcoordenador do GAPP (Grupo de Atuação em Psicologia & Performance), foi professor convidado no ISPA e na Fundación Universidad-Empresa de Valencia. É investigador e autor do livro “Psicologia do Desporto Aplicada: uma perspetiva integradora do percurso para a excelência”, bem como de diversos capítulos e artigos no âmbito da psicologia do desporto em publicações científicas nacionais e internacionais. Entre 2009 e 2014 foi psicólogo nos escalões de formação do Sport Lisboa e Benfica. As suas habilitações académicas incluem um Pós-Doutoramento em Motricidade Humana, na área da Psicologia do Exercício e Saúde, na Faculdade de Motricidade Humana, um doutoramento em neurociências pela Universidade das Ilhas Baleares e um mestrado e uma licenciatura em psicologia social e das organizações pelo ISPA.

 

José María Buceta

Doutorado em psicologia. Professor de psicologia e diretor do mestrado em psicologia do desporto da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED). Foi psicólogo do desporto no Real Madrid (2001-2007; 2009-2010) e professor de psicologia na escola nacional de treinadores da Real Federação Espanhola de Futebol (2000-2019). É psicólogo e consultor de diversos treinadores de futebol. É autor de vários livros de que se destacam: “Psicología del entrenamiento Deportivo”, “Estrategias psicológicas para entrenadores de deportistas jóvenes” e “Psicología del deporte de alto rendimiento”.

 

Pedro Teques

Licenciado em Psicologia, com Mestrado e Doutoramento em Psicologia do Desporto e do Exercício pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É professor no Instituto Politécnico da Maia. Autor de vários artigos em revistas internacionais na área das influências psicossociais na performance desportiva. Tem prática de intervenção com atletas, treinadores, e árbitros de vários níveis competitivos, desde a formação até à preparação para os Jogos Olímpicos. Atualmente é o responsável pelo acompanhamento psicológico dos árbitros profissionais na Federação Portuguesa de Futebol.

 

Tatiana Ferreira

Apaixonada pelo desporto, trabalha com atletas, treinadores e staff no desenvolvimento e otimização das competências psicológicas. Coordena o Gabinete de Psicologia no Sport Lisboa e Benfica, desde 2018, trabalhando com Futebol Profissional, Modalidades Seniores Masculinas e Projeto Olímpico. Psicóloga na área da performance, tem experiência com treinadores e atletas de alta competição de surf, ténis, atletismo, patinagem, diretores e músicos. Colabora regularmente com universidades nacionais e internacionais. É mestre em Psicologia Clínica e em Psicologia do Desporto. Especialista em Coaching Psicológico. Estudante de doutoramento de Ciências do Desporto na Fadeup.

Coordenação

Jorge Silvério

Psicólogo da seleção nacional de futsal (2015-…) que foi campeã europeia em 2018 e mundial em 2021. É psicólogo e consultor de vários treinadores e atletas portugueses e estrangeiros (campeões do mundo, europeus e medalhados olímpicos) de diversas modalidades desportivas. É embaixador para a ética no desporto no âmbito do Plano Nacional para a Ética no Desporto e formador nos cursos de treinadores UEFA PRO. Lecionou durante duas décadas na Universidade do Minho e foi o primeiro Provedor do Adepto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. As suas habilitações académicas incluem uma licenciatura em psicologia pela Universidade do Porto e um mestrado e doutoramento em psicologia do desporto pela Universidade do Minho.

 

Pedro Almeida

Professor e investigador no ISPA - Instituto Universitário (1995-…) nas áreas do treino de liderança, desenvolvimento de equipas, coaching, psicologia do desporto e da performance. É psicólogo e consultor de treinadores e atletas portugueses e estrangeiros. Nesta área colaborou ao longo de 25 anos com o SL Benfica, tendo fundado e coordenado o departamento de psicologia (1994-2018) e colaborado 7 épocas desportivas com a primeira equipa do futebol profissional. As suas habilitações académicas incluem um doutoramento em Psicologia pelo UNED, um mestrado em psicologia do desporto pela Universidade do Minho e uma licenciatura em psicologia social e das organizações pelo ISPA.

Calendarização
Sexta, Março 4, 2022 - 18:00 - Sábado, Junho 4, 2022 - 17:00
Certificado 

Para se obter aprovação neste curso é necessário que os participantes tenham frequência a pelo menos 75% do número de sessões lecionadas. A avaliação dos conhecimentos e competências dos participantes será realizada através da apresentação de um trabalho individual ou de grupo sobre um dos módulos temáticos do curso, à escolha do participante. A classificação final é expressa apenas pela aprovação ou reprovação.

Inscrições 

Candidaturas até 4 de fevereiro de 2022.

 

Limitadas a 25 participantes

 

Inscrições

Contactar a Portugal Football School (Diretor: Doutor André Seabra)

pfs@fpf.pt ou  +351 213 252 700 

 

CALENDÁRIO

 

Datas de realização

Local

4 e 5 de março

Cidade do Futebol

18 e 19 de março

Online

1 e 2 de abril

ISPA

22 e 23 de abril

Online

6 e 7 de maio

Cidade do Futebol

20 e 21 de maio

Online

3 e 4 de junho

ISPA

 

Sextas-feiras: 18h30 - 21h30 (3 h)

Sábados: 9h30 - 17h00 (7 h)

Diversos 

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.