Sexualidade no Envelhecimento

Novo 
Novo
FORMAÇÃO À DISTÂNCIA COM INÍCIO A 13 DE NOVEMBRO
Descrição

A sexualidade é parte integrante do ser humano, influenciando os seus pensamentos, sentimentos, ações e interações. Assim, é determinante na saúde física e mental de uma pessoa, independentemente da idade e do género.
Com o aumento da esperança média de vida e o envelhecimento progressivo da população, a abordagem desta temática é fulcral.
Os problemas sexuais podem ser um indicador de uma doença ou de um efeito secundário de um medicamento. Podem também ter por base diversos fatores psicológicos. Assim, é fundamental o estudo das diferentes causas que poderão estar na origem dos problemas sexuais.
Esta formação tem como principal objetivo elucidar a população em relação aos problemas e mitos que afetam a sexualidade na 3ª idade, assim como fornecer dicas básicas para melhor viver a sexualidade. Visa também sensibilizar a população idosa para uma maior abertura na discussão da sexualidade e dos problemas relacionados.

Destinatários 
  • Psicólogos, educadores, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e licenciados em reabilitação psicomotora, educação física, desporto e ciências sociais e humanas.
Objectivos 
  • Melhorar os conhecimentos e as competências para intervir na temática sobre a sexualidade no envelhecimento de acordo com as diferentes profissões e especialidades
Competências 
  • Desenvolver processos de identificação de necessidades de formação e participar na articulação das respostas a essas necessidades
Programa 

Conceito de Sexualidade e Envelhecimento

Sexualidade ao longo da história

Sexualidade como processo de construção social

A sua evolução ao longo da vida

Questões normativas e desenvolvimentais no envelhecimento

Fisiologia da resposta sexual (Feminino/Masculino)

Diferentes níveis de intervenção na área da sexualidade no envelhecimento

Metodologias 

Método expositivo, exercícios

Duração 

12 Horas

Formadores

Marta Reis

Psicóloga Clínica. Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Pós-Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde na FMH-UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Promoção da Saúde. Promoção das Competências Pessoais e Sociais. Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco nos jovens. Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL).

Lúcia Ramiro

Professora de Português e Inglês. pela Universidade de Évora. Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH. UL).  Docente do Ensino Básico e Secundário na Escola Secundária / 3.º CEB Poeta Al Berto. Sines. Trabalha em Investigação no âmbito da Promoção das Competências Pessoais e Sociais. da Promoção de Comportamentos de Saúde e Prevenção de Comportamentos de Risco nos Jovens, nomeadamente na área da Educação Sexual. Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL). Coordenadora executiva do projeto europeu Y- SAV- Youth Sexual Violence/EU.

 

CONFERENCISTA

Margarida Gaspar de Matos

Psicóloga. Professora Catedrática na Universidade de Lisboa. Doutorada pela FMH/UL com agregação pelo IHMT/UNL. Investigadora do ISAMB/FML-UL. Coordenadora Nacional do projeto Aventura Social que inclui os projetos europeus HBSC/OMS. KIDSCREEN/EU. TEMPEST/EU; DICE/EU; RICHE/EU; Y- SAV-Youth Sexual Violence/EU.

Calendarização
Sábado, Novembro 13, 2021 - 10:00 - 13:00
Sábado, Novembro 20, 2021 - 10:00 - 13:00
Sábado, Novembro 27, 2021 - 10:00 - 13:00
Sábado, Dezembro 4, 2021 - 10:00 - 13:00
Certificado 

Os formandos terão acesso a certificado de formação em Sexualidade no Envelhecimento desde que frequentem pelo menos 5 sessões de formação (90%).

Inscrições 

Máximo de formandos: 20

 

Valor: 130 euros

Local 

Online

Diversos 

No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações

Em caso de desistência só haverá lugar a devolução se for comunicada até 7 dias antes da data de início da formação (inclusive).

 

ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO em

Educação Sexual: Intervir na promoção e bem-estar da saúde sexual e reprodutiva

Consulte em http://fa.ispa.pt/destaque/novas-pos-graduacoes-2021