Técnicas Expressivas e Corporais nos Distúrbios de Ansiedade

Novo 
0
FORMAÇÃO A DISTÂNCIA COM INÍCIO A 28 DE JANEIRO
Descrição

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade corresponde a um dos principais problemas de saúde mental a nível mundial e a sua manifestação é multifacetada (sintomas físicos, psíquicos, psicológicos, comportamentais e sociais). Ao surgir sob a forma de diversos sinais e sintomas, a expressão corporal assume-se como um dos sinais relevantes quer para o próprio, quer para o outro do seu estado de ansiedade. Com este curso irá conhecer e/ou aprofundar como o corpo e as técnicas corporais o(a) podem ajudar a si e aos outros na autorregulação dos estados de ansiedade.

Destinatários 

Licenciados nas áreas de ciências psicológicas, ciências da educação, ciências da saúde, ciências sociais e humanas, ciências do desporto, entre outros que, no âmbito do exercício da sua função precisam de um modelo que lhes permita detetar sinais de ansiedade.

Objectivos 
  • Aprofundar conceitos teóricos sobre a ansiedade.
  • Perceber a fisiologia da ansiedade nos diferentes níveis (corpo, mente e emoções).
  • Compreender o impacto de estados de ansiedades no individuo e na relação com o outro.
  • Desenvolver uma melhor perceção de si próprio.
  • Dar a conhecer a importância do corpo e de técnicas corporais na autorregulação de estados de ansiedade.
  • Abordar técnicas expressivas e criativas que permitem a expressão, a libertação de emoções, a autorregulação e atribuição de significados às vivencias.
  • Possibilitar o desenvolvimento de estratégias de “coping” para lidar com stress e estados de ansiedade.
Programa 
  • Abordagem teórica sobre os transtornos de ansiedade e como esta se manifesta em diversas vertentes no individuo.
  • Compreender os benefícios de usar uma abordagem holística nos distúrbios de ansiedade.
  • Perceber como se pode trabalhar a ansiedade em diversos contextos: clínico, escolar e hospitalar.
  • Exploração vivencial, através de técnicas expressivas e criativas, que facilitam a expressão de sentimentos e emoções que permitem acalmar os estados de ansiedade.
  • Apresentação e vivencia de técnicas de respiração, meditação e relaxamento que permitem controlar os estados de ansiedade.
  • Aprendizagem de técnicas corporais que permitem autorregulação dos estados de ansiedade. Compreender a importância do corpo e do movimento no equilíbrio do sistema nervoso.
  • Partilha de experiências e vivencias relacionadas com a temática.
Metodologias 

Centrado nas necessidades dos participantes a estratégia pedagógica permite enquadrar a temática da ansiedade nas suas mais diversas manifestações, com foco nas expressões corporais. Métodos expositivos, interrogativo, reflexivo e demonstrativo norteiam a dinâmica didático-pedagógica.

Duração 

20 horas

Formadores

Ana Jorge, Psicóloga Clínica e Educacional desde 2000 (ISPA), Psicoterapeuta Expressiva vertente Movimento pelo Goldsmiths University of London (Mestrado). Supervisora Clínica de Psicólogos e Psicoterapeutas pela London School of Psychodrama.

Ana Jorge possui no total 18 anos de experiência como psicóloga e psicoterapeuta clínica em Portugal e Inglaterra com diversas populações e problemáticas em diversos contextos (clínicas, instituições, escolas …). 

 

 

Carla Alexandra Quaresma, Arte terapeuta, com Mestrado em Arteterapia Transdisciplinar e Desenvolvimento Humano, pelo Instituto de Arteterapia Transdisciplinar de Barcelona (IATBA), Pós-graduação, em Counselling Centrado na Pessoa, Abordagem Rogeriana pela Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling, APPCPC.

 Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, pela Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias, com 14 anos experiência em Internamento no Serviço de Pedopsiquiatria do HDE. Experiência e desenvolvimento de técnicas expressivas e de relaxamento na consulta de adolescentes em contexto de saúde escolar na UCC CONSIGO.

Calendarização
Sexta, Janeiro 28, 2022 - 18:00 - 20:00
Sexta, Janeiro 28, 2022 - 20:30 - 22:30
Sábado, Janeiro 29, 2022 - 09:30 - 12:30
Sábado, Janeiro 29, 2022 - 13:30 - 16:30
Sexta, Fevereiro 4, 2022 - 18:00 - 20:00
Sexta, Fevereiro 4, 2022 - 20:30 - 22:30
Sábado, Fevereiro 5, 2022 - 09:30 - 12:30
Sábado, Fevereiro 5, 2022 - 13:30 - 16:30
Certificado 

Os formandos terão acesso a certificado de formação em Técnicas Corporais e Expressivas nos Distúrbios de Ansiedade desde que frequentem, pelo menos, 5 sessões de formação (90%).

 

Inscrições 

Limitadas a 20 formandos.

No ato de inscrição é necessário comprovar habilitações.

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Investimento

€ 150

 

Local 

A distância | Online

Diversos 

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

 

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.